ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Finanças & Investimentos

Carta aberta a todos com menos de 30 anos

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 16/10/2013 10:34

Que um dos segredos para a segurança financeira no longo prazo é começar a investir cedo, não é segredo para ninguém. Quem começa cedo, tem mais vantagem na luta pela acumulação de juros compostos. Para destacar a diferença que faz começar a investir na juventude, traduzi um excelente texto sobre o tema, da autoria de Morgan Housel que foi publicado no site The Motley Fool. Segue o texto!

An Open Letter to Everyone Under Age 30 (tradução livre)

Prezados “milenares” (Geração Y) - Há uma velha estória sobre um fumante que estava tirando uma folga com seu colega não-fumante. “Você fuma há quanto tempo?”, o colega perguntou.

“Trinta anos”, diz o fumante.

“Trinta anos!”, diz o rapaz, maravilhado. “Isso custa tanto dinheiro! Se você fumar uma carteira por dia, gastará $ 1.900 por ano. Se tivesse investido esse dinheiro com um retorno de 8% nos últimos 30 anos, teria $ 250.000 no banco hoje. É o suficiente para comprar uma Ferrari!”

O fumante se virou para ele com um olhar enigmático e perguntou: “Você fuma?”

“Não.”

“Então - onde está sua Ferrari?”

Quando você pensa sobre dinheiro e economia, para, dá uma olhada, e deve se perguntar: onde estão todas as Ferraris?

Certo, nem todo mundo com $ 250.000 deveria comprar uma Ferrari, ou mesmo desejar uma. Mas sabemos que a posição financeira de um americano de classe média é dura, e não está a uma distância pequena das Ferraris. Menos de 60% dos americanos estão poupando alguma coisa, e dois terços dos que estão têm menos de $ 25.000,00 disponíveis, de acordo com a ConvergEx. Quase metade dos americanos não teriam de onde tirar $ 2.000 se tivessem que fazê-lo, conforme pesquisa da Agência Nacional de Pesquisa Econômica. De acordo c

om Nielsen Claritas, os americanos com idade entre 55 e 64 anos têm um patrimônio médio líquido de $ 180.000,00 anuais – menos do que o que provavelmente necessitarão de gastar apenas com cuidados médicos durante a aposentadoria.
Como podem tantos americanos serem tão pobres se acumular muito dinheiro ao longo do tempo é tão simples quanto economizar uns poucos dólares por dia?
É que a maior parte das pessoas não aproveita a vantagem que vocês, “milenares”, têm aos montes: o Tempo.

Você tem o tempo ao seu lado. Décadas à frente para economizar e investir. É o maior ativo financeiro de vocês hoje, e vocês provavelmente nem sabem disso. A melhor coisa a fazer por suas finanças é ter consciência do quão valioso o tempo é.

Eu conheço vocês, “milenares”. Quando vocês pensam sobre economizar dinheiro para a aposentadoria, acabam se concentrando em ganhar mais dinheiro mais tarde na carreira. E por que não? Provavelmente vocês ganharão mais aos 40 e 50 anos do que aos 20 ou 30. Esperar por aquele contracheque gordo antes de economizar faz sentido, certo?
Errado.

O americano médio entre os 16 e 24 anos ganha $ 444 por semana, de acordo com a Agência
de Estatísticas do Trabalho. Quem tem entre 25 e 34 anos ganha $ 707 por semana. Trabalhadores com idade entre 45 e 54 anos ganham $ 878 por semana. E quem tem entre 55 e 64 ganha $ 900 por semana.

Portanto, quando você tiver seus 50 anos, pode esperar receber aproximadamente o dobro do que ganhava aos 20 e 30 anos. Sendo otimista.
Compare isso com o valor de dinheiro economizado e investido aos 20 e 30 anos, e não estaremos falando de valores sequer próximos.

Nos últimos 150 anos, o índice S&P 500 apresentou um retorno anual de 6,6%, já descontada a inflação. Nesse período, tivemos nove guerras importantes, trinta e três recessões, uma meia dúzia de crises financeiras, e um número incontável de coisas realmente ruins acontecendo na economia. Apesar disso, a média anual é de 6,6%. É a melhor estimativa que temos a respeito do retorno médio nas próximas muitas décadas.

Sorte a sua: ganhar 6,6% de retorno sobre suas economias faz milagre ao longo do tempo. Se você tem 20 anos de idade, cada dólar que economizar hoje se transformará em $ 18,50 no momento em que você tiver 65 (e já ajustado pela inflação histórica). Se você tiver 30 anos, cada dólar poupado valerá $ 8,60 por volta dos 60 anos.

Pense nisso. Entre os seus 20 e 30 anos até chegar aos 60, seu salário pode dobrar. Mas o dinheiro poupado entre seus 20 e 30 anos pode muito realisticamente ser multiplicado por dez na época em que chegar aos 60. Poupar um pouco de dinheiro quando jovem pode ser um modo muito mais eficiente de construir riqueza do que poupar muito na velhice. Eu sei que o mercado de trabalho está ruim, “milenares”. E os sortudos o suficiente para terem um emprego sentem como se tivessem salários próximos de zero.
Eu entendo isso.

Mas não deixe de levar em consideração o incrível ativo que vocês têm em termos de tempo.
O tempo permite que o mercado levante o peso da construção de riqueza para você. Tire vantagem desse fato do modo que você puder. $ 20 por mês, $ 100 por mês. De qualquer jeito. Qualquer pequena quantia economizada agora será provavelmente mais importante para sua riqueza no longo prazo do que quantias muito maiores poupadas quando você estiver velho e ganhando mais dinheiro.

Isso parece soar básico e entediante, mas em 40 anos, você não vai se preocupar com a média móvel de 200 dias ou quantos pontos base os juros do Tesouro subiram esse mês, ou previsões de curto prazo de outro analista bem vestido com um sotaque britânico charmoso. Eu prometo. O que importará é se você poupou ou não dinheiro e o investiu para o longo prazo.

Eu conheço vocês, “millenares”. Vocês estão gastando $ 5, $ 10 pro dia com coisas estúpidas de que provavelmente nem gostam enquanto estudam e trabalham incansavelmente para aumentar seus ganhos futuros. Quando vocês se derem conta de que cortar as despesas pode ser tão importante para suas finanças quanto tentar aumentar a renda, podem ficar mais perto de alcançar seus objetivos. É como você equilibra seus ativos. É como você transforma cigarros em Ferraris.

Boa sorte.

(*) Com informações de queroficarrico.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com - Cursou Gestão Financeira na Universidade Católica Dom Bosco, Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É habilitado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) com as Certificações Profissionais Série - 20 e Série - 10.

Nos siga no Google Notícias