A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


08/04/2016 08:10

Cinco atitudes de pessoas bem-sucedidas para praticar

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Todos nós nos perguntamos, todos os dias, como algumas pessoas tem mais sucesso do que outras. O que as diferenciam de nós? Com certeza as atitudes e ações que elas tomam são o maior diferencial; não são coisas complicadas, nem fantásticas de fazer, mas escolhas que estão (felizmente) ao alcance de todos nós.As cinco atitudes que descreverei são: seja específico, monitore seu progresso, busque se aprimorar, tenha garra e concentre-se no que você vai fazer. Entenda melhor tudo isso com algumas explicações simples:

Veja Mais
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?

1. Seja específico: Para ser bem-sucedido, primeiramente precisa de metas. Quais tipos de meta você tem em mente? Você precisa ser específico em suas metas, não adianta nada colocar vagamente o que deseja e esperar o acaso resolver tudo. Quer um exemplo? Você definiu como meta de 2016 (já estamos em abril, hein) que iria guardar dinheiro esse ano para fazer uma viagem, comprar algum bem e por aí vai, mas quanto? Você não foi específico. Se você colocar como meta guardar R$ 200 por mês, o seu psicológico entenderá de uma forma melhor e conseguirá cumprir seu objetivo.Muitos estudos mostram que ser específico é um dos passos fundamentais (ainda que ignorados) para se alcançar qualquer objetivo. Você saberá quando atingir o objetivo, pois você o definiu claramente; por outro lado, se você não concluiu ainda, você sabe o que tem que fazer: continuar tentando.

2. Monitore seu progresso: Quando você define objetivos, você precisa fazer um monitoramento de como está o progresso. Você precisa ser honesto consigo mesmo. Definindo o objetivo final, você saberá quanto falta para completá-lo e será capaz de fazer os ajustes necessários para cumpri-lo.É impossível se manter motivado sem ter um feedback do seu processo de crescimento. No meu caso específico, eu gosto de correr e sempre quando entro em ciclos de provas, geralmente os ciclos duram 4-6-8 meses, coloco algumas provas pequenas ou alguns treinos específicos para saber como está sendo minha evolução. Caso note algo errado ou fora do esperado, eu paro, converso com meu treinador e fazemos ajustes; caso esteja tudo bem e conforme o planejado, sigo em frente, o que significa que estou no caminho certo para chegar ao topo. Lembre-se que para cada um de nós, o topo é diferente, subjetivo e único.Não há uma regra simples que estabeleça com que frequência você deve avaliar seu progresso, isso depende de você. Uma coisa importante é que se você está tentando fazer algo novo pela primeira vez, a sua cobrança não pode ser muito grande, pois você não tem habilidades com ela ainda.

3. Busque se aprimorar: Você precisa acreditar em si mesmo! Se você não acreditar que você é capaz de alcançar seus objetivos, quem irá acreditar? Isso é bem óbvio, praticamente um clichê, mas precisa ser reforçado sempre. Nós acreditamos que inteligência, aptidão física e personalidade são talentos, mas não são; são habilidades.Claro que algumas pessoas são extremamente talentosas em algumas áreas, mas somos pessoas normais que acordam cedo, trabalham, temos família e casa para cuidar, entre outras tarefas. Só que precisamos saber que essas habilidades são “treináveis”. Você ficará mais inteligente caso leia mais, terá uma aptidão física melhor se você treinar mais e sua personalidade, caso seja tímido, por exemplo, certamente vai evoluir se você se arriscar mais, conversar em público e por aí vai. Você precisa acreditar no fato de que a mudança traz aprendizado, enriquece e faz você melhorar. Quem tem intenção de melhorar sempre, sabendo lidar com as dificuldades, aprende também a apreciar tanto a jornada quanto o destino final, e não apenas o “chegar lá”. Quando você assume uma nova tarefa no seu trabalho, isso pode ser assustador demais no início, o que é absolutamente normal. Você vai errar, mas permita-se fazer isso. Errar é normal enquanto você procura aprimorar. Aprenda e evolua com essa situação.Ao se permitir não fazer tudo perfeitamente desde o início, e ao reconhecer que leva tempo para chegar ao topo da curva do aprendizado, você já está começando da maneira correta.

4. Tenha garra: Ter garra e força de vontade já demonstra que você quer ser bem-sucedido. Ótimo, mas e ai? No sentido psicológico da coisa, isso significa que você tem persistência e comprometimento em relação aos seus objetivos de longo prazo. Ótimo, de novo, mas tem mais…Você já deve saber que durante a sua jornada, para ter sucesso você enfrentará dias bons e dias ruins. A sua tarefa é saber sempre desse mantra e fazer com que os dias ruins sejam poucos e passem rápido, mas deixem ensinamentos; por outro lado, é fundamental aproveitar bastante os dias bons.

O segredo para o sucesso é a prática. Prática intensa! Lembra-se do primeiro exemplo? Guardar R$ 200 por mês? Se você o praticar direitinho, depois de algum tempo este valor parecerá pouco.
Você não pode desistir na primeira dificuldade que encontrar na sua jornada; você precisa ter garra. Pessoas que querem ser bem-sucedidas se esforçam ainda mais quando enfrentam dificuldades, e fazem isso, pois acreditam que é sempre possível aprimorar habilidades. Essa atitude é recompensadora, pois as realizações no longo prazo são grandíssimas.A questão é que não importa qual a habilidade que você quer evoluir. Se você não acreditar que isso é possível, nada acontecerá. Quando você se pegar pensando que não é bom em tal coisa, lembre-se que você AINDA não é bom. Apenas isso.

5. Concentre-se no que você quer fazer: Muitas pessoas, quando definem objetivos de vida, focam muito da sua energia em coisas que não se deve fazer, esquecendo do fato importante que é fazer algo, e fazer bem feito.Dentro de todos nós, em alguns mais visíveis e em outros menos, temos uma coisa chamada vontade de vencer. É simples: vencer não é cruzar a linha de chegada em primeiro, mas sim ser melhor do que você foi ontem.Após você definir seu objetivo, foque toda sua força de vontade e realização nele! Quando você perceber que está fugindo do controle, tenha alguns gatilhos mentais para que você volte aos trilhos. Alguns exemplos são: ouça uma música favorita, veja um vídeo engraçado, ligue para um amigo para conversar ou até reflita sobre seus projetos anteriores em que você teve sucesso, eles ajudarão você a se concentrar.Temos sempre como espelho pessoas bem-sucedidas, chamando-as de gênios e pessoas talentosas. O sucesso para ser bem-sucedido não é genético, o que é ótimo. Sucesso, pelo menos para mim, é alcançar objetivos propostos e tomar melhores decisões; e o principal: agindo, fazendo.

O êxito tem que ver com progredir, e isso só acontece com o tempo. Não confunda isso com acertar sempre, afinal êxito não é fazer tudo corretamente desde o início. Paciência!Esse texto é baseado na leitura de um livro que se chama “9 atitudes das pessoas bem-sucedidas”, de Heidi Grant Halvorson. Espero que tenha gostado. Até a próxima!

Fonte: Igor Oliveira|dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...
Não supervalorize coisas
Um experimento social muito famoso, executado em diversos países e no Brasil, relaciona dois grupos de indivíduos: o primeiro grupo ganha um objeto e...
O brasileiro nasce, cresce, põe o nome no Serasa e morre?
A pergunta do título é, na verdade, uma piada (de mau gosto) antiga que circula no Brasil. Com as taxas de juros que praticamos aqui, é muito fácil s...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions