A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


20/09/2013 07:32

Como alcançar a Independência financeira?

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Passado os cinco anos de terror vividos principalmente pelos países ricos mais afetados pela crise financeira, o mundo agora começa á enxergar uma recuperação no horizonte. Mesmo em tempos assim a ideia de conquistar independência financeira pode até parecer impossível, mas na verdade não é. A definição de liberdade financeira também é um assunto que gera controvérsias, mas a definição que acredito ser capaz de expressar o maior número de fatores é: Viver o estilo de vida desejado sem precisar trabalhar por necessidade ou depender de terceiros. Nesta definição podemos notar o conceito de trabalho por necessidade, o objetivo de alguém que busca a liberdade financeira é a capacidade de auferir rendimentos de outras fontes de renda que lhe permitem ter mais liberdade e opções de usufruto de seu tempo. Mas como alcançar está liberdade? Veja logo abaixo algumas coisas que você pode começar a fazer agora, e que podem melhorar, e muito, sua vida financeira.

Veja Mais
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?

A primeira dica é: busque formas alternativas de multiplicar sua renda. Seja através de um “negócio de final de semana”, ou buscando ser mais competitivo no trabalho. Você pode conseguir um aumento melhorando seus conhecimentos e habilidades através de cursos ou conseguindo novos certificados. Se, mesmo assim, você não conseguir com o seu chefe esse aumento, seu currículo o colocará em melhor posição para tentar um novo emprego.

A segunda é: Tenha uma estratégia. Como provedor de uma casa você é o CEO da sua própria corporação, sendo assim é necessário ter planejamento estratégico. Pense aonde quer chegar daqui a três, cinco e dez anos. Essas expectativas são realistas? As decisões financeiras na devem ser tomadas pensando no quadro atual, mas sim olhando para o futuro. Dívidas também não devem ser assumidas a não ser que realmente exista certeza na possibilidade de pagá-las.

A rede de amizades também diz muito sobre os valores da pessoa e quem ela é. Amigos não são apenas para saber como se divertir no fim de semana, mas sim para dividir ideias e assim crescer financeiramente. Busque a presença de pessoas em sua rede de contatos que te apoiem sobre onde você quer chegar financeiramente.

Por fim cabe resaltar que qualquer pessoa pode conseguir a independência financeira, desde que estabeleça uma meta e tenha disciplina para poupar e investir. Procure organizar suas finanças, elimine gastos desnecessários, e estabeleça um objetivo. Também é importante começar a investir o quanto antes. Desta forma, o valor das aplicações mensais pode ser menor e pesar menos no orçamento da família. Quanto mais cedo você começar a aplicar as suas economias, menor o seu esforço para atingir um objetivo. Por outro lado, lembre-se que também nunca é tarde para começar. Se você leitor não conseguiu investir desde cedo, comece o quanto antes, independentemente da sua idade. Que tal hoje mesmo!?

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...
Não supervalorize coisas
Um experimento social muito famoso, executado em diversos países e no Brasil, relaciona dois grupos de indivíduos: o primeiro grupo ganha um objeto e...
O brasileiro nasce, cresce, põe o nome no Serasa e morre?
A pergunta do título é, na verdade, uma piada (de mau gosto) antiga que circula no Brasil. Com as taxas de juros que praticamos aqui, é muito fácil s...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions