ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Finanças & Investimentos

Comprar X alugar um imóvel?

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 13/01/2014 09:16

A decisão sobre comprar ou alugar um imóvel não é fácil. Até mesmo especialistas têm opiniões diferentes. Para todos, a resposta depende da situação dos mercados imobiliário e financeiro e da própria condição patrimonial e de renda dos envolvidos. Considere ainda que a compra deve ser bem analisada, calculando todas as variáveis como a valorização do imóvel, corretagem, impostos, rendimentos etc. Deve-se considerar também o fato de que, ao alugar, a pessoa não terá o bem no final, embora os valores de aluguel e prestações sejam, às vezes, bem próximos.

Entre os que são a favor do aluguel, podemos enumerar as seguintes vantagens da casa alugada: flexibilidade (já que os contratos de aluguel podem variar de um ano a seis meses), possibilidade de conseguir descontos; proximidade do local de trabalho; maior facilidade de contratação, e menor burocracia. Na mesma linha de raciocínio podemos observar que nem sempre comprar um imóvel residencial para moradia é a melhor opção. Muito menos se essa compra for realizada através de um financiamento, como fazem a maioria dos brasileiros.

Se o valor do aluguel for menor que á parcela de um financiamento, o aluguel pode ser uma boa opção. Entrar num financiamento e não poder pagar pode ser um erro terrível, e é muitas vezes assim que começam os grandes problemas de endividamento e inadimplência que observamos nas famílias brasileiras. Como geralmente, o valor da parcela do imóvel é a maior despesa no orçamento doméstico, outras contas tidas como “secundárias” podem deixar de ser pagas devido à prioridade deste item. Por isso, todo cuidado é pouco, no momento da contratação, não deixando que as despesas com o financiamento superem 30% do valor da renda. Para os que são a favor da casa própria as vantagens também envolvem: Morar no que é seu; liberdade para personalização e reformas; formação de patrimônio para as próximas gerações filhos, netos, etc.

Saber se é à hora de alugar ou comprar um imóvel depende de cada pessoa e, principalmente, do momento pelo qual está passando. O lugar onde mora é onde quer fincar raízes? Há capital suficiente para investir? Acesse neste link (http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ferramentas/comprar-ou-alugar/) uma ferramenta desenvolvida pelo portal Exame, que pode ajudá-lo na decisão sobre qual é a melhor opção. E você amigo leitor, qual a sua opinião? No seu caso, qual destas modalidades é mais vantajosa, ou em qual momento da vida ela foi mais vantajosa pra você? Seu comentário pode contribuir e muito na decisão de outras pessoas. Até a Próxima!

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias