A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


03/01/2014 07:53

Confira dicas de finanças para 2014

(*) Emanuel Gutierrez Steffen

Em todo início de ano as pessoas sonham, se sentem renovadas e estimuladas a colocar em prática uma série coisas que estão engavetadas na memória: desejos, planos ou mesmo sonhos cultivados. Por razões que a própria razão desconhece o resto do ano a repetição dos anos anteriores também é a mesma: a mesmice e a segurança da repetição de modelos conhecidos se sobrepõe a inovação, risco, mudança. Para quebrar o ciclo deste processo chato, veja a seguir alguns passos importantes para você criar o seu roteiro neste novo ano.

Veja Mais
Os investimentos e seus custos
Como os atletas perdem milhões

1. Nome do filme. Pode, a priori, parecer estranho dar um nome ao seu projeto em 2014. Mas é importante, até para que sempre você se recorde dele durante os 365 dias do ano. Já pensou se os filmes ou mesmo livros não tivessem títulos? Seria uma bagunça descomunal. Pessoas tentando buscar no Google um filme de 1987, 1988 ... Invente um nome bastante sugestivo e vibrante.

2. Objetivo. Vem a ser o conjunto de ambições e desejos que têm a possibilidade de se tornarem reais. É importante que você sempre tenha várias categorias de objetivos. Por exemplo: na vida pessoal, no seu patrimônio, seu nível cultural, amizades, empresarial, profissional, etc. Para cada categoria descrever da forma mais completa e abrangente de modo que você possa compreender daqui a seis meses, por exemplo.

3. Meta. Aqui começa o fim da moleza e uma maneira certeira de perseguir os objetivos. Não basta somente dizer que se queira realizar um investimento. Especifique-o, detalhe-o e, principalmente, estipule quando irá fazer (data limite), quanto(em reais, dólares), como (à vista, a prazo), por que (descreva os benefícios) e quem ou quais pessoas serão beneficiadas pelo evento.

4. Força ativa. É o conjunto de fatores que poderão facilitar a conclusão dos objetivos. Sua função é manter estas forças sempre presentes no seu dia-a-dia. Por exemplo: imagine que para concluir a maioria de seus objetivos seja necessário persistência e obstinação, características presentes em sua personalidade. Então, jamais deixe de ter tais características consigo.

5. Força passiva. É o conjunto de fatores que poderá dificultar bastante a conclusão dos objetivos traçados. Aqui caberá a você eliminar senão todos mas a grande parte destas forças. Um dos fatos que não permite que as pessoas atinjam seus alvos está concentrado no erro de não estudarem as forças passivas.

6. Escrever. Se você não quiser colocar no papel aquilo que é mais importante para a sua empresa, o Roteiro 2014, então nem perca mais tempo lendo os outros passos.

7. Cenário. Imagine os cenários bons e ruins que você atravessará para atingir seu objetivo. Também tenha cenários alternativos, isto é, na eventualidade de um deles não se presentar conforme seu desejo, um outro deverá ser tentado e testado. No mínimo você não ficará a ver navios e frustrado por não ter nada a fazer.

8. Organização. Qualquer pessoa inteligente vai automaticamente elencar prioridades, perceber que objetivos são independentes, quais são precedentes e, ainda, quais são interdependentes. Pode parecer fácil à primeira vista, mas é só começar a fazer para ver o quão complexo que é este passo.

9. Controles. Esta última fase serve também de processo de feedback ou de retroalimentação para um mesmo objetivo ou para outros que são dependentes. Ainda serve para corrigir certos rumos que os fatores externos ao Roteiro 2014, nos escapam de controle.

Estou absolutamente convicto de que você poderá ter um ano mais feliz e descomplicado se der este presente para si mesmo. Muitas pessoas que no início de 2013 seguiram estas regrinhas básicas puderam avaliar o que conseguiram ao longo do ano e o que ficou faltando. A vantagem é o aprendizado. Ninguém jamais poderá arrancá-lo de você. E você amigo leitor, quais as atitudes que esta tomando para que os objetivos pensados para este ano se tornem realidade. Compartilhe seu comentário a seguir, pois pode ser muito relevante a outra pessoa. Até a próxima.

(*) Com informações de jornal de hoje.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Os investimentos e seus custos
Taxas. Está aí uma palavra que ninguém gosta, mas que tem que aturar. Elas estão em todo o lugar, e mesmo quando não estão visíveis, pode ter certeza...
Como os atletas perdem milhões
Recentemente, um amigo me enviou um artigo de revista que continha alguns exemplos divertidos dos gastos fora de controle de atletas profissionais. C...
Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....



Dicas muito importantes. Terminei o ano de 2013 com muitas dívidas aí resolvi começar um projeto que tem por objetivo ficar 100 dias sem comprar nada. Creio que irei aprender muito e ainda juntar uma graninha. Já tive alguns momentos difíceis, mas estou firme. Quem quiser aderir à ideia ou somente saber mais sobre, comecei a relatar num blog. projeto100diassemcompras.blogspot.com.br
 
Larissa Aluchna em 03/01/2014 12:39:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions