ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Finanças & Investimentos

Cuidados em compras e transações on-line!

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 13/09/2013 08:12

Seguindo a série de segurança em finanças e investimentos, vamos ver hoje sobre alguns cuidados essenciais na movimentação de seus recursos em compras virtuais (e-commerce). A internet no Brasil evolui a cada ano, a prova disso está na expansão das redes sociais e do comércio eletrônico. A facilidade e a comodidade de, com apenas alguns cliques, pesquisar preços, encher o carrinho de compras e realizar diversas outras tarefas, como pagamento de contas, por exemplo, transformaram a internet em um importante canal de consumo e prestação de serviços.

No entanto, é recomendável considerar alguns cuidados, visando efetuar suas compras e transações com segurança. Em uma simples pesquisa por melhores preços e condições de pagamento, você percebe que há milhares de lojas por aí vendendo o produto que procura. Por isso, tenha atenção redobrada na hora da escolha, principalmente em relação à idoneidade do estabelecimento. Na dúvida, se não quer correr riscos, compre somente em lojas conhecidas ou indicadas por amigos. No caso de lojas desconhecidas, procure o endereço fixo do estabelecimento, busque selos de segurança na página da internet e verifique se esses selos são verdadeiros. Você pode ainda usar as redes sociais e fóruns para saber a opinião de outros internautas que já usaram o serviço ou compraram por aquela loja.

Ao pagar suas compras, ou mesmo realizar outra transação, muito cuidado para manter protegidos os seus dados financeiros e pessoais. Antes de fornecer o número de seu cartão de crédito, por exemplo, cheque se o site permite a transmissão segura da informação. Para isso, verifique as chaves de segurança, como símbolo do cadeado fechado na barra inferior do site ou no endereço (URL) que começa com https://. Estes sinais indicam que somente você e o site podem ver a informação relacionada ao pagamento.

Procure ainda informar o número do cartão somente quando tiver iniciado a transação e não quando receber algum e-mail pedindo que faça o procedimento. No caso da compra virtual, antes de fechar negócio, verifique as políticas de entrega e devolução para se certificar que o produto pode ser devolvido, caso não se encontrem em condições satisfatórias. Quanto a dados como número de RG e CPF, só os forneça para sites reconhecidos e de procedência confiável. Em caso de dúvida, não informe esses dados.

Mantenha um registro de suas transações e revise sempre os extratos do seu cartão. Caso note alguma operação suspeita, comunique imediatamente à administradora. A Internet traz comodidade, mas requer cuidados com a segurança. E por fim, tenha atenção às senhas - Tenha o hábito de trocar suas senhas, pelo menos a cada seis meses. Mantenha essa rotina não só para o seu cartão, mas também contas bancárias, de e-mail pessoal e do trabalho. Até a próxima.

(*) Com informações de fiancaspraticas.com.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com 

Nos siga no Google Notícias