A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


02/08/2013 09:36

Entenda qual a diferença entre Renda Fixa & Renda Variável

Emanuel Gutierrez

Nos artigos anteriores vimos á importância de se manter a disciplina e a organização na gestão de recursos, independentemente da quantidade de dinheiro que se dispõem. Vimos também à extrema necessidade de se investir em educação financeira para desenvolvermos nosso músculo financeiro (cérebro) e usufruir das oportunidades que estão em nosso redor.

Veja Mais
Como os atletas perdem milhões
Qual é a melhor hora para comprar?

Hoje vamos começar a mergulhar um pouco mais no universo dos veículos de investimentos, observando inicialmente, qual a diferença entre produtos de renda fixa e renda variável. Entender os conceitos de renda fixa e renda variável é primordial para que o investidor saiba como funcionam, e quais são os tipos de risco das aplicações de cada uma dessas classes de investimento.

Dizer que determinado produto é de renda fixa ou renda variável é apenas uma das formas que podemos usar para classificarmos os diferentes produtos oferecidos pelas instituições financeiras. Compreender esta diferença é simples, e a palavra chave para isso é obviamente a renda, ou seja, aquilo que foi gerado do capital investido inicialmente. Basicamente em renda fixa se sebe o valor que será recebido com o investimento, enquanto na renda variável a remuneração do capital é uma incógnita sujeita a flutuações e riscos de mercado.

1 - Quando Você não Sabe a Rentabilidade: Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou o retorno de capital não pode ser identificados no momento da aplicação, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com as flutuações de mercado.

Os mais comuns: Abertura de um novo negócio; Investimentos em ações; fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas), e Commodities (ouro, soja, moeda e outros).

2 - Quando Você sabe a Rentabilidade: Diferentemente da renda variável, em ativos de renda fixa o investidor sabe quando e quanto receberá de remuneração de seu capital.

Pré-fixados: O investimento em renda fixa deve ser entendido como um empréstimo. Quando investimos em renda fixa estamos na verdade comprando um Título de Dívida (bond, em inglês), ou seja, o investidor empresta dinheiro ao emissor do papel (do título), que em troca lhe paga juros até a data de vencimento desse papel, quando ocorre o resgate do título. Exemplos de títulos pré-fixados mais comuns são: CDBs, Fundos de renda fixa, Títulos públicos e etc.
Importante notar que um investimento de renda fixa pode também ter sua rentabilidade variável. São os chamados ativos de “renda fixa pós-fixados”.

Pós-fixadas: Em títulos pós-fixados ocorrem oscilações em função das variações da cotação do título no mercado financeiro e/ou do indexador (índice de referencia). Ou seja, Já existe um padrão a ser seguido, ou melhor, já existe uma “ideia geral” da rentabilidade a ser auferida no futuro. Um exemplo disso seria algum fundo de investimento hipotético, ou outro título que prometa pagar até 80% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário – veremos mais sobre isso em “indicadores financeiros”). Sendo assim, a rentabilidade futura é conhecida, porém não totalmente, pois está atrelada ao desempenho de outro indicador (CDI).

Nos próximos artigos vamos nos aprofundar em cada uma destas categorias e em cada um de seus respectivos produtos. Começaremos o próximo artigo com os produtos de Renda Fixa, suas definições, finalidades, e principais características. Então, o que você achou deste artigo? Comente, envie suas sugestões, deixe sua contribuição para que também sirva de aprendizado a outros.

Até a próxima.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Emanuel Gutierrez Steffen

Como os atletas perdem milhões
Recentemente, um amigo me enviou um artigo de revista que continha alguns exemplos divertidos dos gastos fora de controle de atletas profissionais. C...
Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...



Matéria muito interessante, explicativa e objetiva, me ajudou na dúvida em que tinha sobre como contabilizar um rendimento de aplicação financeira. Parabéns e obrigado.
 
Eloy Vilarino em 15/01/2014 09:11:54
Gostei muito da matéria, é um assunto de suma importância para quem pretende investir, ficou bem claro a diferença entre produtos de renda fixa e renda variável, saber como funcionam e quais são os tipos de riscos das aplicações.
 
Acir Fernandes em 01/01/2014 18:21:11
Estou procurando aprender sobre investimentos , gostei da materia, bem esplicado.onde leio seus outros artigos/
 
Lucas ribeiro em 30/12/2013 02:15:48
OTIMO MUITO BOM
 
Marco Antonio de Souza em 21/12/2013 23:06:21
BEM EXPLICADO, EXCELENTE!
 
Leonardo Moreira em 12/12/2013 23:46:51
Muito bom!
 
Stephany Santos em 21/11/2013 11:58:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions