ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Finanças & Investimentos

Feliz 2014! E os 200 milhões vão para.....

Emanuel Gutierrez Steffen | 01/01/2014 11:29

Não sei....na verdade, o título é só para chamar á sua atençãoao fato de que você também pode lhe proporcionaralegria e contentamento com suas finanças se desejar, sem esperar a “mega da virada” lhe presentear. Realmente não é nem um pouco fácil, e requer muita disciplina e dedicação. Não quero dizer que você não deva apostar se quiser, é claro que pode afinal quem não quer uma “bolada” dessas na conta? Mas não se engane, haverá apenas um ganhador, e ele pode (muito provavelmente) não ser você! Depois do sorteio a vida volta “ao normal” e você deve estar preparado para garantir a realização de seus sonhos e objetivos sem depender de um fator externo. Como o cenário econômico não parece ser dos melhores (inflação, taxa de juros, e crescimento econômico fraco), e ainda por termos eleições pela frente, o ano que chega parece bastante desafiador, e propício para aplicações um pouco mais conservadoras, o que reforça ainda mais a necessidade de começarmos o ano bem preparado e atento com nossa vida financeira.

O objetivo deste artigo é dar a você leitor um resumo das dicas e informações para a tomada das melhores decisões que vimos ao longo de 2013. Estas decisões acompanhadas das atitudes certas iram promover com toda a certeza, um ano realmente “novo”, no que diz respeito á sua vida financeira. Ao longo destes meses aqui na coluna enfatizamos a importância da organização financeira como primeiro passo para viver melhore conquistar sonhos e projetos. Abordamos estratégias para se livrar das dívidas e sair do aperto financeiro. Vimos á importância de termos como primeiro investimento o planejamento da aposentadoria e a criação de uma reserva de emergência para situações de crise. Depois destes passos básicos podemos entrar nos “investimentos” em si, ou seja, descobrimos ferramentas para identificar qual o nosso perfil de investidor, e assim descobrir os produtos mais adequados a este perfil. Entendemos os conceitos de renda fixa e renda variável e os produtos disponíveis em cada categoria. Em torno deste universo de planejamento e organização pessoal e familiar entramos em temas, digamos “assessórios”, que nos permitiram refletir em assuntos diversos como as diferenças entre bancos e cooperativas de crédito, o melhor momento para a troca de carro, melhor utilização do FGTS, gastos com namoro, com filhos, com pets, a geração de renda passiva, empreendedorismo, e etc.

Acredito que até aqui o leitor que nos acompanha conseguiu ter uma visão mais abrangente sobre o assunto:finanças pessoais &investimentos. Descobriu também que ele é acessível, e não algo de “outro mundo” aberto apenas às classes de renda alta. Amigo leitor, espero que com esta coluna você tenha descoberto que o poder de mudar a sua realidade e garantir satisfação e felicidade em sua vida esta em suas próprias mãos. Você não precisa e não deve esperar a boa vontade de outras pessoas ou do governo. Sempre é possível melhorar, ainda que um pouco, e essa possibilidade esta sob seu poder.

Aproveito a oportunidade para agradecer a vocês leitores que acompanharam esta coluna ao longo dos seus meses iniciais em 2013. Para 2014 espere análises ainda mais elaboradas para o investidor, de maneira descomplicada e acessível, tendo sempre como alvo servir com conteúdo relevante para a saúde financeira das pessoas. Não deixe de acompanhar também o blog (manualinvest.com) e as novidades preparadas para 2014. Muito obrigado! Que você e sua família tenham um ano repleto de saúde, realizações, e sucesso. Tudo isso será possível caso você se planeje e tome as decisões corretas com base nas melhores informações. Nós estamos aqui, para lhe proporcionar estas informações, e auxiliar em suas escolhas para uma vida melhor. Até ano que vem! Que venha 2014!

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias