A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


05/12/2014 08:45

Filhos e orçamento: pré-pago pode ajudar

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*)

É bastante natural a preocupação dos pais quanto ao melhor momento e à forma de transmitir conceitos de educação financeira aos filhos.As crianças aprendem desde muito cedo, pelo exemplo que recebem em tarefas do dia a dia, como na hora de fazer compras, de negociar preços, formas e prazos de pagamento, gerenciar e pagar contas na internet, ir ao banco etc.Os pais são a principal referência e inserir os filhos neste cotidiano auxilia no aprendizado. Por isso, a mesada é vista como alternativa eficiente de transmitir aos filhos algumas lições importantes quanto ao uso do dinheiro.

Veja Mais
Qual é a melhor hora para comprar?
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação

A vez dos pré-pagos: Os cartões pré-pagos têm cumprido bem este papel de transmitir conceitos de educação financeira às crianças, com um controle muito próximo por parte dos pais. Possibilitam pagar a mesada dos filhos e observar como o dinheiro é utilizado, garantindo assim aprendizado e tranquilidade.Em geral, os cartões pré-pagos disponibilizam comprovantes de todas as despesas realizadas e permitem o acompanhamento de saldos e extratos, inclusive através da internet.

Tudo dentro de um limite: Carregando o cartão com determinado limite, a criança não pode gastar mais do que isso, compreende como utilizar o plástico, aprende a tomar cuidado com ele e com a senha. Principalmente, aprende a fazer o recurso disponível durar mais tempo.Para isso, os pais têm de ser firmes e não recarregar o cartão sem critério, mas sim na periodicidade estipulada. Por exemplo: você carrega o cartão com R$ 100 para durar dois meses, combinando isso claramente com seu filho. Se o dinheiro acabar antes, ele vai ter que esperar a data estabelecida.

Cuidados com o cartão: Com os pré-pagos, além do controle financeiro, as crianças e adolescentes aprendem também a cuidar do cartão. Confira algumas lições importantes:

- mantenha o cartão em lugar seguro;
- evite amassá-lo e dobrá-lo;
- não danifique a tarja magnética e/ou chip;
- não empreste o cartão a ninguém;
- evite exibir ou informar o número do cartão;
- cuide da sua senha e guarde-a em segredo; ela é individual e intransferível;
- tenha atenção ao digitar sua senha, evitando que estranhos possam identificá-la.

Informe-se e compare: Como todo produto financeiro, os pré-pagos têm custos. Analisar a finalidade de adquirir o cartão, comparar facilidades e custos são práticas fundamentais antes da contratação.

Fonte: Financaspraticas.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67)3306-3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...
Não supervalorize coisas
Um experimento social muito famoso, executado em diversos países e no Brasil, relaciona dois grupos de indivíduos: o primeiro grupo ganha um objeto e...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions