ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Finanças & Investimentos

Finanças para a festa de casamento

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 15/01/2014 07:39

O casamento é a realização de um sonho para qualquer casal. Porém, nem sempre é possível transformá-lo em realidade devido a questões financeiras ou orçamento apertado do casal. Por isso, planejar os detalhes do casório antecipadamente é essencial para não passar pelo pesadelo das dívidas. Pesquisar preços é fundamental. Comparando os valores de serviços das empresas os noivos não se prejudicam financeiramente. Pesquisar preços, sem dúvidas, é importante. Mas é necessário saber se o que se compra é necessário para o casamento. Muitas vezes os noivos exageram escolhendo o que nem é importante.

Sendo assim, fazer uma lista do que é imprescindível é o primeiro passo. Às vezes, muitos desses itens podem compor a lista de presentes. De uma loja para outra são muito grandes as variações de preços. Pesquise também em sites. Nesta hora qualquer desconto é bem relevante e terá reflexo nas contas finais. Ao contratar as empresas antecipadamente, os noivos conseguem obter desconto. Porém, para contratar estes serviços pesquise muito sobre a empresa. Todos nós já conhecemos casos em que os noivos contrataram serviços e quando realiza o casamento a empresa já não existe ou fechou as portas. Procure informações sobre a empresa no PROCON, através do CNPJ da mesma. Assim, poderá verificar se existem muitas reclamações ou se a empresa está de acordo com a lei.

Juntar o dinheiro durante alguns meses antes do casório para quitar as empresas à vista também é uma boa alternativa, pois se obtém um desconto maior. E nunca deixe de lado a importância da comparação de valores. A pesquisa é o grande segredo da economia, mas nem tudo que é barato pode ser considerado bom. Observe o custo-benefício da contratação a ser feita. Em casos de preço muito abaixo do mercado é preciso desconfiar.

A organizadora de eventos Flávia Gurgel ressalta: "Fazer a contratação de maneira antecipada tem-se a vantagem de conseguir diluir o valor em várias parcelas, já que a maioria pede um sinal e o resto divide até a data do casamento", diz ela. "Chorar por um desconto é uma boa saída para driblar os preços elevados", indica. Flávia ainda reforça que os noivos que pretendem economizar expressivamente, devem contratar várias empresas de forma individual e nunca optar por pacotes fechados. "O casal pode contratar uma assessora ou uma empresa organizadora para que possa controlar e organizar tudo isso", afirma ela.

Já em relação às flores que irão decorar o espaço, a organizadora ressalta que as flores da estação são as mais baratas. E ainda, que escolher horários alternativos ajudam a reduzir o preço do buffet. “Se você pretende casar às 15h, por exemplo, poderá servir só uma opção de massa às 18h, já que presumimos que os convidados venham almoçados".

Em relação à data da cerimônia, dias como segunda, terça e quarta-feira são os menos concorridos e, por isso, trazem preços em conta. Apesar desse fator, é preciso pensar na disponibilidade dos convidados. Ninguém deseja que os mesmos não compareçam por causa da data escolhida para a realização da cerimônia. Embora os meses de maio e setembro sejam os mais concorridos (tanto salões de festas, igrejas e locações de roupas para casamentos), os outros meses permitem que o casal economize mais, como em agosto e principalmente janeiro.

E o momento ideal, quando começar a se planejar? A resposta a essa pergunta vai depender de casal para casal, já que é preciso levar em conta que tipo de festa de casamento os noivos pretendem ter e quais são seus objetivos e metas para logo depois de oficializarem a união. De maneira geral, no entanto, uma festa de casamento deve começar a ser organizada com cerca de um ano de antecedência e os noivos devem começar o planejamento pensando na lista de convidados e no orçamento, ou seja, qual é o limite de gastos para a realização deste sonho.

Após o casamento o casal precisa ter consciência de que haverá gastos que, muitas vezes, não existiam antes, como as contas de gás, luz, telefone, ente tantas outras. O ideal é dividir essas despesas. Outra medida importante para conviver bem é pensar nos objetivos, visto que agora não vão mais trabalhar apenas para alcançar seus próprios sonhos. É preciso conversar bastante sobre os objetivos comuns e os individuais. Assim, fica mais fácil planejá-los. Casar pode fazer muito bem às finanças pessoais, sabia? O importante é estar unido em torno deste objetivo.

(*) com informações de vila mulher

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias