ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

Identifique qual o seu perfil de investidor

Emanuel Gutierrez Steffen | 26/07/2013 08:00

Muito provavelmente você já deve ter passado por testes de perfil de investidor na instituição financeira da qual é cliente. Nos últimos tempos a API - Análise do Perfil do Investidor - tem se tornado obrigatória em todos os bancos, ou corretoras, antes mesmo de algum gerente ou investidor começar a lhe oferecer produtos de investimentos. Mas o que são API? API são testes que buscam identificar padrões comportamentais que o caracterizem em um determinado perfil. Trocando em miúdos, é basicamente um conjunto de perguntas que buscam através de suas respostas, classificar você em uma determinada categoria de clientes. Esses testes analisam em essência qual a sua aversão ao risco (possibilidade de sofrer perdas de capital), variando entre conservador, moderado, e agressivo.

O conservador: Perfil que está para o risco como o Cascão está para a água. Nesta categoria estão pessoas que tem o objetivo de proteger o patrimônio acumulado ao longo do tempo. Pessoas com mais idade também tendem a ser conservadoras, pois o tempo de recuperação caso “algo sai errado” é mais curto. Ou seja, é melhor tombar aos 20 do que tombar aos 40 anos de idade. O perfil conservador aloca algo entre 60 á 80 % do capital de sua carteira em ativos de renda fixa como CDB, poupança, títulos do governo, ou fundos indexados a DI (falaremos sobre cada um mais tarde).

O Moderado: A área do meio. O perfil moderado mantém características do perfil conservador, porém, já é um pouco mais tolerante ao risco, se aventurando um pouco mais, ainda que de maneira cautelosa, em ativos de renda variável. O leitor já deve ter notado que embora a tolerância ao risco seja menor nestes dois últimos indivíduos, a renda variável se faz presente ainda que modestamente nas duas carteiras. Isso acontece porque á estratégia de diversificar seus investimentos é necessária para proteger o valor total de sua carteira. O que varia de perfil á perfil são as quantidades de capital distribuídas entre os ativos de renda fixa e renda variável.

O Agressivo: Geralmente aqui se encontram aquelas pessoas que estão na fase de construção de patrimônio. Sua vontade de fazer seu capital render não encontra barreiras, fazendo com que este indivíduo assuma mais riscos em busca de rentabilidades maiores. Os investimentos do agressivo se concentram mais em ativos de renda variável, entre eles: mercado (compra e venda) de ações, mercados derivativos, fundos multimercados, criação de empresas, investimento anjo (PE/VC), e etc.

E você, qual perfil você se encaixa!?. Pra os interessados deixo um link (click aqui) para que você possa realizar o teste e saber qual o seu padrão de comportamento em relação ao risco em investimentos. Esta definição é muito útil para se identificar objetivos, momentos de vida (acumulação ou proteção), e alinhar os produtos mais adequados a cada caso.

Então, o que você achou deste artigo? Comente, envie suas sugestões, deixe sua contribuição para que também sirva de aprendizado a outros. No próximo artigo vamos conhecer o Passo 2 - Defina seus objetivos e metas de curto, médio e logo prazo.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Emanuel Gutierrez Steffen 

Nos siga no Google Notícias