ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Finanças & Investimentos

O que é uma Consultoria Financeira Pessoal?

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 10/01/2014 08:03

Nos últimos anos a procura por serviços de consultoria personalizada só tem aumentado no Brasil. Isso parece um pouco contraditório quando comparado ao número crescente de famílias endividadas e inadimplentes, mas o fato é que este profissional tem sido cada vez mais requisitado. Um movimento muito interessante que podemos observar em uma parcela da população, é que muitas pessoas tem aprendido com os erros do passado, e já começam a compreender á necessidade do controle das finanças pessoais para não cometê-los novamente. Isto demonstra uma maturidade, que uma vez adquirida demanda novos comportamentos e hábitos, e entre eles, a busca por profissionais capacitados para orientar quais os melhores caminhos a seguir e se proteger dos riscos.

Para este novo “consumidor consciente” já se foi o tempo em que gerentes de banco eram vistos como estes mesmos profissionais consultores. Um gerente de banco como funcionário subordinado de uma instituição, esta comprometido com as “metas de venda” de sua empresa. Não raramente, os produtos de uma campanha comercial não condizem com a necessidade ou objetivo do cliente naquele determinado momento. Ou seja, os objetivos do cliente podem ficar em segundo plano, ao contrário do trabalho de um planejador financeiro profissional que é focado nas necessidades e objetivos para o qual foi contratado, sem vínculos com “instituições” ou com os “produtos do mês”.

Mas,ok! Pensa o amigo leitor. Acredito ser muito importante o auxilio deste profissional, mas o que vem á ser de fato uma consultoria financeira personalizada? O objetivo de uma consultoria é revelar a você uma maneira mais racional de acumular bens e valores, á longo prazo, levando em consideração sua personalidade e tudo àquilo que você deseja conquistar na vida. Vejamos a seguir uma lista com perguntas e respostas que vão lhe auxiliar a compreender melhor o que é como atuam, e qual a relevância deste profissional.

O que é um Consultor Financeiro?

Um Consultor Financeiro, fazendo uma comparação bastante simples, é como um “médico” de finanças. É um profissional qualificado, para ajudá-lo a analisar a situação de suas finanças pessoais e trabalhar com você para preparar um programa destinado a auxiliá-lo a alcançar seus objetivos e metas financeiras.

Por que contratar os serviços de um Consultor Financeiro?

Quem quer prevenir doenças e garantir uma vida saudável costuma procurar um médico. Quem fica doente geralmente procura ainda mais rápido um doutor. E quem quer evitar ou já tem problemas financeiros, faz o quê? Procura um consultor financeiro.

Controlar as próprias finanças não é uma coisa muito simples. E por quê?

Devido aos inúmeros imprevistos e incertezas da vida e porque a grande maioria das pessoas não tem autodisciplina para controlar e planejar suas próprias finanças. Um consultor financeiro poderá ajudar na organização pessoal e na tomada de decisões. Especialmente porque o mercado financeiro tornou-se mais dinâmico e complexo nas últimas décadas

Todos precisam de um Consultor Financeiro?

Não. Mas certamente, é útil para quem não possui o nível de conhecimento e sofisticação para processar as questões financeiras cada vez mais complexas de hoje. Principalmente quando uma pessoa tem que trabalhar, cuidar da família, e deseja construir um patrimônio, ter tranquilidade financeira e garantir uma boa situação na hora da aposentadoria.

Em que situações um Consultor Financeiro pode ajudar?

Consultoria financeira não é algo que deva ser procurado somente nas emergências, nem significa admitir ignorância. Muito pelo contrário, pode ajudar a aumentar a confiança e as habilidades financeiras das pessoas. Não há hora certa para contratar um consultor financeiro. Mas há ocasiões que podem encorajá-lo a conversar com um consultor, ou porque as coisas vão indo bem ou porque não vão tão bem assim.

Alguns exemplos de quando as coisas vão bem:
- o saldo de sua caderneta de poupança está alto, mais de três vezes o seu salário,
- você recebe um aumento de salário,
- você recebe algumas ações ou títulos, mas não sabe se deve mantê-los ou não.

Outros exemplos de quando as dificuldades parecem estar se aproximando:
- você receia ser demitido,
- há possibilidade de separação / divórcio,
- você não tem um fundo para as emergências,
- a aposentadoria está se aproximando.

Geralmente, a maioria das pessoas só recorre a um consultor quando há alguma crise financeira: descontrolem nas contas, dívidas, ausência de poupança, dúvidas quanto a produtos financeiros, etc. O consultor financeiro, em primeiro lugar, auxiliará o seu cliente a avaliar tudo a cerca da vida financeira. Os passos seguintes serão fixar objetivos e metas, analisá-los, ver o mercado, montar estratégia e monitorá-la. Acredito que estas questões mostram o quão importante é o papel de um consultor financeiro. A máxima que fica é: Melhor prevenir do que remediar. Uma pessoa preparada chega ao lugar desejado e um consultor profissional certificado é a pessoa ideal para este acompanhamento. E você amigo leitor, já contratou os serviços de uma consultoria financeira? Compartilhe sua experiência e os resultados obtidos, seus comentários podem beneficiar outros usuários. Até a próxima!

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias