A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


18/04/2014 07:59

O que são Fundos de Investimento?

(*) Emanuel Gutierrez Steffen

Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira formada por vários tipos de investimentos (conhecidos como ativos). Funciona exatamente como um prédio onde cada condômino é dono de uma cota (um apartamento) e paga a alguém para administrar e coordenar as tarefas do condomínio (jardineiro, pessoal da limpeza, porteiro, manutenção de elevadores, entre outros). Nele são estabelecidas as regras de funcionamento (horário de funcionamento da piscina, do salão de festas, de música alta nas dependências dos apartamentos, entre outras). Essas normas são seguidas por todos os moradores, sem exceção.

Veja Mais
Qual é a melhor hora para comprar?
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação

Um fundo de investimento funciona da mesma forma. Os cotistas (os moradores) ao aplicarem um valor compram uma quantidade de cotas e pagam uma taxa de administração a alguém (que no caso do fundo se chama administrador) para coordenar as tarefas do fundo e gerenciar seus recursos no mercado. Ao comprar cotas de um determinado fundo, o cotista está aceitando suas regras de funcionamento (aplicação, resgate, horários, custos etc), e passa a ter os mesmos direitos dos demais, independentemente da quantidade de cotas que cada um possui.

Agora, imagine que você não mora num prédio, mas precisa escolher quem vai fazer a manutenção da piscina, ou precisa contratar os seguranças, o porteiro, a faxineira. Provavelmente você terá mais trabalho para procurar por esses prestadores de serviços e gastará mais, pois não dividiria os custos. Se morasse em condomínio, essa seria uma tarefa para o síndico. Com a vantagem, ainda, de poder ratear os custos com os outros moradores.

Uma situação semelhante poderia acontecer com você caso estivesse aplicado seus recursos de forma independente no mercado financeiro. Caberia a você escolher onde aplicar o dinheiro, tendo que avaliar diariamente diversos tipos de investimento. Isso significa ter o compromisso de analisar com frequência os riscos, o nível de endividamento e a expectativa de resultados de cada empresa da qual você comprou ação ou de cada banco do qual você adquiriu um CDB, por exemplo. Você precisaria aprender muita coisa, e dedicar bastante tempo para cuidar de todas as aplicações.

No fundo de investimento, os profissionais conhecidos como gestores são os responsáveis pelo acompanhamento da carteira. Eles administram os recursos do fundo de forma transparente e possuem poderes para tomar decisões de investimento. Então, quando você decide colocar dinheiro em um fundo, o que você está fazendo é contratar alguém, o gestor, para tomar decisões a respeito de onde aplicar o dinheiro. Se o gestor faz tudo, qual o papel do investidor? A você cabe escolher fundos de acordo com seus objetivos e expectativas, e decidir pela aplicação mais adequada, considerando o que pretende fazer com seus rendimentos e qual o prazo para atingir seus objetivos. E você amigo leitor, ainda tem alguma dúvida? Já investiu ou investe em algum fundo atualmente? Conte sua experiência nos comentários logo abaixo. Até a próxima!

Fonte de informações: comoinvestir.com.br

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen– Criador do portal www.manualinvest.com

 

Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...
Não supervalorize coisas
Um experimento social muito famoso, executado em diversos países e no Brasil, relaciona dois grupos de indivíduos: o primeiro grupo ganha um objeto e...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions