ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Finanças & Investimentos

Os primeiros passos para uma ótima aposentadoria

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 14/07/2014 09:14

Muito falamos sobre este tema aqui na coluna. Depois da reserva para emergências a preocupação com a aposentadoria vem logo em seguida no ranking das prioridades em organização de orçamentos. Mas também sabemos que isto não é tarefa fácil para ninguém. No entanto, o colunista do site MarketWatch Paul Merriman listou alguns passos que podemos tomar para conquistar uma ótima aposentadoria. Está lista de orientações foi publicada originalmente no portal de economia do Ig, e agora compartilhamos com você para sua edificação neste tema. Vajamos alguns deles:

1 – Saiba quanto você vai precisar para se aposentar: Ter esse número em mente é a chave que ajuda a desvendar algumas dúvidas, como quanto risco tomar e quando você vai poder se aposentar. O primeiro passo é saber os gastos mais essenciais para se viver quando parar de trabalhar.A partir da resposta, subtraia disso o quanto você pode ganhar por outros meios, como o INSS. O que sobrar é o que será necessário retirar mensalmente dos investimentos.

2 – Saiba quanto dinheiro você vai precisar para ter a aposentadoria "dos sonhos": Faça o mesmo cálculo anterior, mas baseado em um nível de vida mais elevado - incluindo jantares, viagens, passeios, e tudo que faça você ter uma qualidade de vida melhor. O investidor vai perceber, obviamente, que precisará de mais dinheiro para uma aposentadoria assim. Neste caso, é preciso fazer as contas e verificar se é possível poupar mais.

3 – Determine sua tolerância ao risco: Esse passo é, provavelmente, o mais crítico e o mais negligenciado no planejamento da aposentadoria. Ao mesmo tempo, você deve lembrar que está lidando com a sua aposentadoria e este é um dinheiro que fará falta no futuro, caso você perca. Por isso, deve sempre fazer um controle do risco de acordo com o seu perfil e objetivos.

4 – Coloque seus investimentos "no automático": Uma boa opção para quem investe pensando no longo prazo é aproveitar funcionalidades como aplicação agendada e reaplicação de dividendos. Quem investe em títulos públicos, por meio do Tesouro Direto, por exemplo, pode deixar agendada a compra de títulos mensalmente, além de programar o reinvestimento quando os títulos vencerem.

5 – Determine a melhor estratégia para tirar dinheiro do seu portfólio: O ideal é se sentar com um planejador profissional e se assegurar que ele entenda suas decisões. A partir daí é preciso de outras decisões: quanto sacar por ano? Tirar sempre a mesma quantidade ou variar? Quanto espera viver? Quanto quer deixar para seus herdeiros? Essas decisões farão diferença e é preciso pensar bem nelas, conclui o especialista.Então amigo leitor o que achou? Todos os passos apresentados são muito práticos não? Nesteassunto tão necessário à vida de todos nós, é muito importante contar com a ajuda de profissionais para lhe orientar, ou mesmo tirar as duvidas sobre produtosespecíficos, tributação, e etc. Para este objetivo conte com nosso escritório (opatriarca.com.br) para orientá-lo da melhor maneira. Não deixe também de contribuir com o seu comentário. Até a próxima!

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias