ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Finanças & Investimentos

Por que o superávit primário é tão importante para o país?

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 26/11/2014 10:23

Para entender o significado dessa expressão é útil, antes de qualquer coisa, lembrar que superávit quer dizer resultado positivo. Surge quando, ao final de um período, se verifica que os gastos foram menores do que a receita. Caso contrário registra-se déficit. Isso ocorre com todos os agentes econômicos: No orçamento familiar, nas empresas privadas, e no governo. O superávit primário se refere às contas do governo. Toda vez que ele acontece significa que a arrecadação do governo foi superior a seus gastos. Mas há um detalhe: no cálculo não são levados em consideração os juros e a correção monetária da dívida pública, deixados de lado porque não fazem parte da natureza operacional do governo - são consequências financeiras de ações anteriores. O resultado primário, seja ele superávit ou déficit, é um indicador de como o governo está administrando suas contas.

Durante o governo Dilma, a economia realizada para pagar os títulos da dívida, (o superávit primário), vem caindo. Chegou a ser de 3,75% do PIB, no começo do mandato, e em 12 meses até setembro está em 0,6%. Nos primeiros nove meses do ano, o governo gastou mais do que arrecadou, antes mesmo de pagar os juros. Foi parar no cheque especial. O superávit primário é importante para a saúde da economia. Os gastos do governo se descontrolam no momento em que o país vai conhecendo detalhes de esquemas de corrupção que acabam sendo o destino dos impostos pagos por todos nós.O governo arrecadou mais de R$ 1 trilhão em 2013, mas fechou o ano com dívida de mais de R$ 2 trilhões. Como defesa ao descontrole fiscal, o governo diz que outros países também têm déficit. Os EUA e o Japão são exemplos. Mas é preciso lembrar uma grande diferença: esses países pagam juro próximo de zero; no Brasil, ele está em 11,25%. Com o custo tão alto, nossa dívida tem que ser reduzida.É fundamental que o governo seja capaz de economizar para pagar os juros da dívida para que ela não fique maior.

Podemos citar ainda a importância que os investimentos em renda fixa representam para os investidores brasileiros, já que em sua maioria são classificados como conservadores e moderados. Investimentos em renda fixa representam á fatia de segurança das carteiras administradas. Investidores que estão na fase de proteção do capital acumulado ao longo dos anos, investem nestes produtos diretamente através do tesouro direto, ou ainda em fundos de investimentos renda fixa, e produtos de previdência. O Brasil tem uma dívida grande com os próprios brasileiros, devendo algo em torno de 60% do PIB aos que, como você, compram títulos do Tesouro ou investem nestes fundos.

Concluímos que á questão do superávit primário representa mais do que uma questão econômica distante da vida de nós cidadãos.Pelo contrário, representatambém a remuneração de um patrimônio construído ao longo de anos de trabalho; A manutenção de repasses a estados e municípios, e programas sociais; A credibilidade do país como bom pagador ou não no mercado internacional; A avaliação das agências de risco e o fluxo de capitais estrangeiros (muito necessária para complementar á poupança interna nos investimentos); A capacidade do governo em tomar novos empréstimos á juros mais baixos (a desconfiança de credores neste caso piora);E ainda, á confiança dos cidadãos em relação ao próprio governo no desempenho de sua gestão. A previsão é de que o projeto de lei que propõe alterar as diretrizes para o superávit primário, na tentativa de escapar da lei de responsabilidade fiscal pelo não cumprimento da meta, seja votada nesta quarta-feira. Também nos próximos dias é esperado o anúncio dos novos ministros da economia para o mandato de 2015. Fiquemos atentos, política não termina com as eleições. Até a próxima!

Com informações de O Globo.
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67)3306-3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias