ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Finanças & Investimentos

Quais os principais tipos de investimento para iniciantes?

Emanuel Steffen | 30/08/2017 09:10

O primeiro contato com os diferentes tipos de investimentos pode assustar alguns. Realmente existem aspectos que justificam este receio, mas a verdade é que estes mesmos aspectos são absolutamente assimiláveis por pessoas comuns, bastando para isso boa vontade e boa orientação profissional. Podemos afirmar que os principais produtos para aqueles que estão começando a aventurar-se no mundo dos investimentos estão relacionados aos três objetivos principais da educação financeira:

1. Tipos de Investimentos para o seu perfil
2. Tipos de Investimentos para proteção
3. Tipos de Investimentos para os seus objetivos e diversificação

1 - Tipos de Investimentos para o seu perfil:

Os produtos de investimentos se dividem em duas grandes famílias de ativos (Renda fixa e Renda variável). Produtos de renda fixa possuem rendimentos já conhecidos no momento da contratação. Produtos de renda variável possuem grande volatilidade, tendo um retorno muito superior à renda fixa, porém com um risco proporcional. Essa é a regra de ouro dos investimentos: Quanto maior o risco, maior o retorno.

Ao escolher qual produto investir é preciso ter claro qual a sua "tolerância ao risco". Conservadores focam seus investimentos em proteção. Nesse caso os produtos de renda fixa (CDBs, Títulos públicos, Poupança, LCIs) devem compor uma parte maior da carteira. Pessoas com perfil mais arrojado, tenderão a ceder mais espaço em suas carteiras para produtos de renda variável, como ações que pagam dividendos e fundos imobiliários.

2 - Tipos de investimentos para proteção:

Reservas de Emergência são o passo inicial para qualquer pessoa que deseja investir bem seu dinheiro. O risco de uma demissão, crises econômicas que dificultam a recolocação no mercado de trabalho, casos de enfermidades mais sérias ou à perda de um bem. Todas essas situações podem chegar a qualquer indivíduo e todas elas podem ser antecipadas por investimentos preventivos.

Construir e manter uma reserva de emergência robusta é crucial para perfis experientes, no auge de sua carreira profissional, com menor capacidade de suportar tombos financeiros. Nesta faixa de idade, geralmente as famílias estão mais estruturadas e com outros compromissos financeiros, como o financiamento da casa própria. Você não deve pensar em investimentos de médio e longo prazo se ainda não construiu esta reserva.

O montante deve ser suficiente para suprir as despesas de pelo menos 3 meses dependendo da profissão. Como o intuito é deixar um capital disponível para uso assim que necessário, as indicações são para produtos indexados a inflação e com liquidez. Para este objetivo os produtos de renda fixa são os mais indicados.

3 - Tipos de investimentos para os seus objetivos e diversificação:

Utilizamos a expressão “veículos de investimentos” para nos referir aos produtos financeiros disponíveis no mercado. E é exatamente o que esses produtos são, “veículos” que levam de um estado atual á um estado desejado. Primeiro é necessário controlar o orçamento, reservando 10 á 20% dos seus rendimentos. Segundo, é preciso construir uma reserva de emergência para o caso de grandes infortúnios. É necessário ainda identificar qual o seu perfil de investidor, faça um teste aqui.

A análise do seu perfil permite não apenas recomendar produtos, mas também ajuda a identificar as melhores instituições, pois muitos bancos e corretoras possuem expertises diferenciadas, como corretoras voltadas a renda fixa e outras á trading.

Definido os seus objetivos, o horizonte de tempo e o capital disponível, podemos estabelecer metas claras de curto, médio e longo prazo, além de diversificar sua carteira com o intuito de diluir os riscos inerentes às aplicações.

Para se manter informado sobre as tendências que afetam os diferentes mercados (ações, moedas, metais etc.) e sobre as melhores opções de investimentos do momento, você pode acompanhar os portais especializados ou as publicações de casas de análises.

Abuse das redes sociais para receber este tipo de conteúdo de maneira instantânea enquanto navega pela rede. Você também pode contar com o auxílio de uma assessoria financeira personalizada, feita por profissionais habilitados, que vão estudar o seu caso e indicar os melhores investimentos segundo seu perfil e situação patrimonial. Até a próxima!

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nos siga no Google Notícias