ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Finanças & Investimentos

Quatro dicas para organizar sua vida financeira

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 03/08/2016 10:01

A crise econômica tem impactado negativamente a vida de muitos brasileiros, isso é inegável e visível. No meio de tantos problemas, alguns dados econômicos dão indícios de que a situação tem melhorado (lentamente), mas o país só deve voltar a crescer a partir do segundo semestre de 2017.No meio da tempestade, mais do que nunca é necessário adotar mecanismos de controle para organizar a vida financeira. Se a necessidade de organização é evidente, nem sempre os caminhos (ou obstáculos) neste sentido estão claros. Estamos aqui para ajudar você a começar!

A verdade é que o mais difícil é sempre o início, determinar quando e como fazer. De alguma forma, o fundamental é “ajeitar” o estilo de vida para não gastar mais do que ganha e o resto será consequência. Isso pode até parecer simples, mas poucos conseguem fazer acontecer. Para trazer um pouco de luz sobre o tema, separei quatro dicas fundamentais para ajudar na sua organização financeira. Acompanhe:

1. Ataque a falta de disciplina: A falta de disciplina é, sem dúvida, uma das razões fundamentais que atrapalham a organização financeira de muitos brasileiros; é através da disciplina que criamos uma rotina de acompanhamento dos gastos. Muita gente dedica um alto grau de preocupação apenas com as ferramentas (planilha, controles, aplicativos e etc.) e negligencia a necessidade de criar a rotina necessária para priorizar gastos e organizar as finanças.

2. Acabe com a ignorância em relação aos gastos: Muitos brasileiros não têm a menor ideia do que quanto gastam e nem exatamente do quanto recebem. Esse é o princípio básico equilibrar a vida financeira. Portanto, a primeira tarefa é analisar e verificar com calma as receitas e despesas do mês. Nós podemos ajuda-lo nessa questão! Criamos uma planilha de controle financeiro totalmente gratuita e fácil de usar. A partir do momento em que você registra seus gastos e receitas, fica mais fácil encontrar motivação, energia e os meios para reduzir as contas, poupar e até mesmo investir com mais inteligência.

3. Pare de comprar por comprar: Você está navegando na rede e se depara com uma promoção. Está respondendo a um e-mail de trabalho e recebe uma oferta exclusiva de uma loja virtual. Como resistir, não é mesmo? Compra aqui, compra lá, compra online.Atualmente, você nem precisa sair de casa para gastar muito dinheiro com produtos supérfluos. O consumo para muitos se tornou uma válvula de escape para superar momentos de frustração. Consumo virou terapia, e isso é bem perigoso!Antes de comprar impulsivamente pense, avalie a sua necessidade e descubra se realmente a compra é necessária. Se a compra for necessária e inevitável, não deixe de comparar preços e condições de pagamento. Negociando bastante é sempre possível encontrar condições melhores de compra.

4. Decida-se sobre o que é realmente importante: A falta de prioridades é um problema evidente e claro. As pessoas nem sempre sabem o que querem e dificilmente conseguem enxergar a necessidade de definir objetivos para momentos diferentes da vida. Sem saber o que e quando quer realizar algo fica difícil ver o dinheiro como um instrumento de conquistas e liberdade.Lembre-se: comece a definir as prioridades para períodos diferentes. A viagem de daqui um ano não deve ser organizada da mesma forma que o objetivo de alcançar a independência financeira daqui 25 anos. Prioridades de curto, médio e longos prazo devem ser consideradas e planejadas de maneira distintas.

Conclusão: Nossa vida financeira é um misto de dificuldades, frustrações, superações e conquistas. Nunca será fácil para ninguém acumular riqueza, afinal a vida é feita de barreiras que precisam sem enfrentadas de cabeça erguida.Vou além: em um país como o Brasil, temos ainda que aprender a fazer mais com menos ou corremos o risco de entregar “de bandeja” nossos ganhos para quem empresta dinheiro a juros.

A organização financeira é fundamental e as quatro dicas de hoje são apenas lembretes que ajudarão seu caminho. Tenho certeza de que você achou o texto de hoje muito óbvio, com aquela cara de “mais do mesmo”. E é isso mesmo. Que tal parar de achar e fazer?Lembre-se que a organização financeira é um caminho só de ida. Uma vez que você o escolhe, sua vida muda para sempre (para melhor, é claro). Até a próxima!

Fonte: Ricardo Pereira/Dinheirama.com
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias