ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Finanças & Investimentos

Seus dados no Banco Central: Base SCR – O bureau positivo do Brasil

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 15/12/2014 11:31

O brasileiro vem observando inúmeras mudanças nos últimos anos. São estas transformações que demonstram a maturidade atingida pelo Brasil em seu Sistema Financeiro Nacional. Dentre elas, certamente podemos destacar o segmento de crédito ao consumidor, desenvolvimento esse evidenciado com a criação e aperfeiçoamento de produtos de crédito com garantia, o Crédito Consignado, e a Antecipação de Recebíveis. Estas modalidades de crédito, e outros avanços, foram fundamentais para gerar maior equilíbrio entre taxas de vários produtos.

O passo seguinte, dado em direção ao aperfeiçoamento do mercado de crédito e a um maior poder de negociação do consumidor junto às instituições financeiras, foi a criação do Sistema de Controle de Risco (Base SCR) pelo Banco Central. O sistema é uma base de dados com todas as informações de financiamentos, empréstimos e limites de crédito tomados em instituições financeiras no Brasil, com valores superiores a R$ 1.000,00. Nela estão contidas informações transmitidas mensalmente por todos os bancos e financeiras, conforme resolução 3.658/2008 e mudanças posteriores publicadas na Circular 3.567/2011. O sistema contém informações de inadimplência e endividamento de todos os cidadãos e empresas do Brasil.

Estes dados podem ser acessados pelo próprio Banco Central e instituições financeiras, mediante autorização do consumidor, que é feita no momento de abertura da conta ou na proposta de crédito. As instituições financeiras já fazem largo uso desta informação em suas decisões de concessão do crédito, e os consumidores também podem visualizar estes dados sobre seus próprios hábitos de consumo destes produtos. Além da curiosidade natural em conhecer as informações disponíveis a seu respeito, é interessante perceber que estes dados podem ser utilizados para demonstrar a sua qualidade como cliente, pois é possível observar toda a situação de inadimplência no mercado financeiro, endividamento e oferta de crédito disponível. Portanto, os consumidores podem usar esta informação oficial para demonstrar o nível de risco que podem trazer, e reivindicar taxas de juros adequadas à sua qualidade enquanto tomadores de crédito.

Para acessar a Base SCR existe um processo formal de cadastramento no Banco Central, pois a informação é sigilosa, conforme exige a legislação brasileira. Este processo está descrito no site do Bacen, e depois de realizado, permite ao consumidor acessar seus próprios dados via internet, através de um login e senha que poderá ser utilizado sempre. É válido ressaltar a importância desta informação de qualidade do cliente, e das taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras para obtenção de vantagens no momento da negociação. Ambas podem ser consideradas duas das principais ferramentas para alcançar melhores condições de taxas de juros nos empréstimos e financiamentos contratados junto aos bancos. A comparação entre as taxas pode ser facilmente obtida através da Negocie Com Seu Banco, onde oferecemos um comparador online e gratuito através do site e do aplicativo.

Fonte:negociecomseubanco.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306 - 3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias