A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


18/11/2013 07:40

Use a Web para organizar suas finanças

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Em nossa vida financeira são muitas as demandas que surgem dia após dia, e nada melhor que poder contar com uma ajuda, ou ferramenta, no momento certo, que possam nos auxiliar na eliminação de dúvidas, e na tomada de decisão. Entre estas demandas diárias encontramos aquelas que sempre citamos aqui na coluna, como: necessidade de provisões para a aposentadoria, provisões para a compra da casa própria, da troca do carro, da viagem de férias, e para as despesas de janeiro (que já se aproximam). É necessário fugir dos investimentos que já não superam a inflação, e se precaver contra as aplicações arriscadas que não são compatíveis com o seu perfil de investidor.

Veja Mais
Os investimentos e seus custos
Como os atletas perdem milhões

Para todos estes objetivos já podemos contar com a tecnologia em nosso favor. Existem à disposição na internet, várias ferramentas que podem ajudar o poupador tanto a organizar seu orçamento, quanto a calcular seu Imposto de Renda, por exemplo. Estas ferramentas também ajudam a avaliar seus investimentos atuais, realizar simulações antes de aplicar “de fato” seu dinheiro, e fugir dos produtos financeiros caros demais. As ferramentas online (calculadoras e simuladores) são todas gratuitas e não exigem mais do que um cadastro do usuário (às vezes nem isso).

Boa parte dessas ferramentas está baseada em sites do governo, como o Banco Central e a Receita Federal, ou em bancos públicos. O restante está em associações empresariais, mas com um certo reconhecimento público, a exemplo da Febraban (a federação dos bancos) e da Anbima (a entidade que representa os bancos de investimentos). Veja a seguir 10 dicas de ferramentas que podem lhe ajudar nas mais variadas situações, sejam em simulações, ou cotações. Depois de acessar e experimentar alguma delas, diga o que achou de cada uma nos comentários abaixo. Até a próxima!

1 – APOSENTADORIA: O Ministério da Previdência Social oferece uma ferramenta para o servidor da iniciativa privada, simular sua aposentadoria.

2 – EMPRÉSTIMOSO: Banco Central tem uma calculadora para estimar o valor final de um financiamento, como o de um carro, por exemplo.

3 - FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: A Caixa Econômica Federal tem uma ferramenta para simular a compra da casa própria

4 - TESOURO DIRETO: O Tesouro Nacional tem ferramenta para escolher títulos federais e outra que permite simular uma aplicação

5 - IMPOSTO DE RENDA: A Receita Federal tem um simulador para fazer o cálculo do Imposto de Renda, informando o valor dos rendimentos que podem ser tributados e as possíveis deduções.

6 - ORÇAMENTO DOMÉSTICO: A Anbima coloca à disposição uma ferramenta simples mas útil para organizar ganhos e gastos.

7 – AÇÕES: O Banco do Brasil oferece uma ferramenta para simular o investimento em ações.

8 – CDB: A ABBC (A Associação Brasileira de Bancos) tem uma calculadora que estima ganhos de uma aplicação em CDB.
9 - FUNDOS DE INVESTIMENTO: A Anbima (reúne bancos de investimento) ensina a escolher um fundo de investimento.
10 – POUPANÇA: O Banco Central oferece uma ferramenta para corrigir valores pelo rendimento da poupança.

(*) com informações de Uol economia.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Os investimentos e seus custos
Taxas. Está aí uma palavra que ninguém gosta, mas que tem que aturar. Elas estão em todo o lugar, e mesmo quando não estão visíveis, pode ter certeza...
Como os atletas perdem milhões
Recentemente, um amigo me enviou um artigo de revista que continha alguns exemplos divertidos dos gastos fora de controle de atletas profissionais. C...
Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....



Não consegui localizar a ferramenta da Anbima para ORÇAMENTO DOMÉSTICO...
 
Gislaine Freitas em 19/11/2013 07:50:15
E o site www.calculoextato.com.br tem várias ferramentas de cálculos, entre elas, cálculos trabalhistas. Muito útil para você que foi despedido e quer conferir o seu acerto.
 
Rodrigo Adania em 18/11/2013 10:38:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions