30/12/2011
Depoimentos - Virtudes do Coração
Grandezas da Literatura
Outro dia, nas minhas saborosas horas de leitura, fiquei impressionado com um primoroso texto do teólogo e psicanalista Rollo May quando, na oportunidade, afirma que a coragem é o alicerce que suporta e torna reais todas as outras virtudes e valores. Diz ele que a palavra coragem tem a mesma raiz que a palavra francesa coeur, que significa coração.
Assim como o coração irriga braços,pernas e cérebro fazendo funcionar todos os órgãos , a coragem torna passível todas as virtudes, sem as quais os outros valores fenecem, transfor- mando-se em inutilidades.
Ao ler os originais de “GRANDEZAS DA LITERATURA SUL-MATO-GROSSENSE” do produtivo poeta, e escritor “GUI- MARÃES ROCHA”,bem como seus livros de poesias, as obras “MORAL DA IDADE MÉDIA NO TERCEIRO MILÊNIO” e “CORONEL ADIB – A HISTÓRIA”, tendo testemunhado suas extraordinárias conquistas que ponteiam de soldado a major da polícia militar de MS, de aluno pobre a professor pós-graduado, da infância ingênua no Rio Quixeramobim(CE) ao estágio de literato maduro que ora se mostra.
Não tenho dúvidas que o autor deste livro que o leitor tem em mãos, com dilatada aura de simpatia, é um arrojado defensor e prati- cante da coragem de cuja raiz francesa define-se como “CORAÇÃO”, no dizer de Rollo May.
A autenticidade de sua coragem foi contagiante revelando-se um amante por excelência da literatura sul-mato-grossense ao idealizar e executar o magnífico projeto “NOITE DA POESIA”, hoje ”NOITE NACIONAL DA POESIA”,fundou a União Brasileira de Escritores- seccional MS(UBE-MS) da qual foi presidente e, na ânsia de contribuir maciçamente com a cultura literária do estado, editou, com sucesso, mais de vinte títulos.
Tenho para mim que “GRANDEZAS DA LITERATURA SUL- -MATO-GROSSENSE”, do acadêmico GUIMARÃES ROCHA é, indubitavelmente, um apreciável registro da produção literária dos escritores mais expressivos do Estado de Mato Grosso do Sul, pois é o titulo já diz isso.
É hora de aplaudir GUIMARAES ROCHA pelo brilhantismo invulgar com que divulga suas obras e suas idéias no terreno elevado, ricamente pavimentado, da já festejada literatura sul-mato-grossense. Reginaldo Alves De Araujo Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Envie seu Comentário
1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.
O Campo Grande News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
