A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


07/01/2011 12:09

Amplavisão

Manoel Afonso

NELSINHO Ao admitir apoiar um candidato fora do PMDB, jogou pedra na caixa de maribondos. Sua declaração enseja uma leitura mais detalhada do atual quadro político da capital, com reflexos diretos na sucessão estadual de 2014.

CAPÍTULO-1 O anúncio recente do Governo nos jornais detalhando critérios nos repasses do ICMS à capital e municípios, foi vista como resposta desproporcional de André às colocações feitas pelo prefeito Nelsinho.

BOMBEIROS entraram em ação e o episódio aparentemente superado. Afinal o prefeito havia apenas admitido a possibilidade de devolver ao Estado a administração de alguns parques públicos, livrando-se conseqüentemente dos gastos.

É PRECISO, porém, atentar para outros aspectos. Nelsinho sonha com o Parque dos Poderes e a eleição de seu sucessor é decisiva. Lança Mandeta (DEM) e estabelece o confronto com o candidato de André, naturalmente do PMDB?

O ITALIANO é um obstinado. Independentemente de seu futuro político, quer eleger o futuro prefeito da capital para cacifar rumo ao pleito de 2014. É nesta bifurcação que residem as maiores dúvidas sobre alguns personagens. Vejamos:

SIMONE ficaria satisfeita com os 10 meses de governo ou já sonharia com o Senado? Nelsinho recuaria, apoiaria o candidato à sua sucessão indicado por André em troca do direito de disputar essa cobiçada vaga ao Senado?

O PREFEITO que não tem raízes profundas no PMDB, tratou de se fortalecer dentro do partido. A reeleição de seu primo Paulo Siufi na presidência da Câmara, a eleição de Fábio Trad e a reeleição de Marquinhos mostram isso.

PERGUNTA-SE: Se for mesmo pra casa, quem será o candidato de André? Tenho ouvido de tudo por aí, inclusive da possibilidade do ungido ser Delcídio do Amaral, em alta nas pesquisas e fortalecido nas últimas eleições.

EVIDENTE que há especulação, maldade e verdade nas mais diferentes análises. Mas se o jogo político é um enigma, é preciso entender alguns sinais, às vezes sem destaque, mas que podem ser decisivos no processo sucessório.

LEMBRO: Sem mandato, após deixar a prefeitura, Nelsinho é o grande e único beneficiado pela lei, podendo inclusive mudar de partido para disputar o Governo. Com quem à tiracolo e contra quem, só o tempo poderá responder.

À ESPERA! Outros personagens de partidos diversos, derrotados no pleito passado, observam na esperança de se aproveitar da situação. Para quem está no sereno, uma eventual cisão André-Nelsinho é interessante. Não é?

O NOSSO leitor está acostumado a entender o conteúdo das “entrelinhas” .Se não tem a chave da porta das soluções, pelo menos sabe quem são os chaveiros deste labirinto. Política é como futebol: se falta unanimidade, sobra discussão.

NO DIVÃ Na tentativa de se reeleger , excluiu o apelido “do PT”. Virou evangélico e até colocou “irmãos” no seu gabinete. Agora Alex volta à Câmara da capital, mas sem luz própria caminhará (de novo?) ao lado do prefeito.

‘AU REVOIR’ O Hospital Evangélico pronto e a tentativa frustrada de eleger o filho: o saldo de Antonio Cruz na política! Sem ele o PP sobreviverá e a lei da gravidade não será revogada. Cá entre nós: ele extrapolou sua autonomia de vôo.

DESABAFO: Lula não vai tomar simancól? Não vai desencarnar da presidência? Acha que tudo pode? Que faça bom proveito das bebidas que levou em dois caminhões climatizados, mas deixe a Dilma trabalhar em paz.

GENOINO Posava de ex-guerrilheiro, pregou moralidade no palanque de Zeca-Lula e foi pego no “Mensalão”. Caiu a máscara e foi reprovado nas urnas. Agora será assessor do ministro Jobim. E você: daria procuração em branco à ele?

“TRI-LEGAL” Além do bigode e sotaque de Justo Veríssimo, Romero Jucá lembra o bordão “eu quero é me arrumar”. Líder no Senado de FHC e Lula, continuará à convite de Dilma. Quem imaginou que teríamos mudanças, caiu do cavalo.

SEM ILUSÕES Voto distrital, reforma trabalhista e tributária não são prioridade, já avisaram. Os políticos e Governo sem interesse em discuti-los. Dispensa explicações! Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma... e nada muda.

A IMAGEM do político é ruim. É ele quem decide assuntos que afetam nossa vida. O ideal seria que ele se preocupasse com nosso bem estar, como fez aquele piloto do Airbus que posou nas águas geladas do rio Hudson. Lembra?

VOLTO a criticar a política do SUS (ignorada pela classe política). Baixaram de R$6.800,00 p/ R$ 6.100,00 os limites com gastos em medicamentos contra o câncer. Aí limita-se o tempo de vida do paciente dependente de remédios.

POLÍTICO não usa o SUS. Opta, como Zé Alencar, pelo A. Einsten e Sírio Libanês. Mas quem já “surtou” no financeiro do Sírio – como o cronista – pode criticar o SUS em relação ao câncer. Imagine o valor da conta do Zé, paga por nós!

INSÔNIA O STF negou o recurso de Zeca para anular decisão do TJ-MS que manteve a denúncia do MP da “farra da publicidade”. Taí um bom assunto para Zeca e Lula conversarem com calma às margens do rio Paraguai. De leve...

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



Seguidor da sua coluna e admirador dos seus textos políticos, achei deveras estranho os comentários postados nos últimos dias. Em vários deles o senhor é chamado de "eunuco", inclusive "eunuco pantaneiro". Todos os que o chamam assim parecem querer elogiá-lo. Mas "eunuco" está longe de ser um elogio. É possível uma explicação pra isso?
 
Victor Henrique de Saboia em 13/01/2011 10:52:40
Manoel, acho que você e parcial como escritor em jornal, pois e remunerado pela assembléia legislativa e coincidentemente nunca criticou os maiorais daquele Parlamento. Os elogios que recebe não são para você, mas de pessoas interessadas na sua coluna: adulam-no para não serem criticados na sua coluna. Particularmente, acho que você como jornalista e um advogado mais ou menos. Não se ofenda, por favor.
 
Lauro de Castro rodovalho fikho em 13/01/2011 05:56:36
Oh caro Manoel, homem das letras, eunuco de papel.
queria ser como um coral de passarinhos
enquanto escreves, embalo em sonhos aqui sozinho
tua missão é uma das mais nobres, tuas cronicas agridem o rico, agradam aos pobres!
seja na literatura ou no cordel, levanta-te homem eunuco de papel
sofrendo escreves essas doces colunas
para safados e larapios doi mas que bortuna
por isso amigo que hoje eu ti peço luta caminha em sentido a vereança
de terno nobre começe essa andança
quando estiveres na tribuna cheio de razão
lembra um pouco desse seu irmão
wendestein é o seu nome
valoroso jovem que se espelha em ti homem
até sinaí uma mensagem ti mandaste
uma prova viva que em ti se espelhasse
muita coisa ruim em sua vida teria evitado
manoel afonso tu para mim é a gloria
na vereança será minha vitória
queria mesmo era ouvir enebriado
o doce canto de bando de passarinhos
e nesse planto que agora me embalo
manoel afonso vem comigo e mete o malho
o malho no politico espertalhão, seja ele rico, ou ex-pobre, o que importa que ele é ladrão,Manoel Afonso na tribuna é a solução.

manoel cante o corinho 33 e leia o salmo 96
fica com deus manoel e rume a camara.
 
guimarães rocha em 12/01/2011 11:52:07
Caro Manoel, gostaria de agradece-lo pelas exelente informações que sempre tem nos passado. Mas também, aproveito-me deste espaço para tentar convence-lo de que seria uma perca enorme para nós, seus leitores, se aceitasse a idéia de se tornar vereador. Com certeza, téríamos que perder um exelente cronista e ter apenas "mais um" vereador, não que duvide de sua capacidade, mas muito mais pela impossibilidade de se fazer alguma coisa realmente séria, sendo independente. Carissímo, já temos muitos politicos-homem de imprensa( Vanderlei cabeludo, Mauricio Picareli, Marquinhos Trad, Magali PIcareli, Alcides Bernal, Herculano Borges e Paulo Siufi) Acho que é o suficiente e gostaria que continuasse a ser simplesmente o que és. 'UM DOS MELHORES CRONISTAS DO ESTADO"
 
João Carlos Maciel em 12/01/2011 10:38:18
Nesse periodo de recesso estou acompanhando diversos sites e colunas que abordam temas de interesse de toda comunidade. Mesmo não tendo recebido os votos suficientes para a renovação do meu mandato, tenho que agradecer o apoio e a estima que sempre recebi de voce Manoel Afonso, um jornalista e advogado de grande respeito. O Direito ficou pequeno para seu lastro pois o jornalismo está contemplando todos nós com textos sensacionais. Observei em alguns comentários que voce está com interesse em disputar uma cadeira na nossa Câmara Municipal em 2012. Acho essa idéia muito oportuna. O Legislativo vai ganhar um vereador além do seu tempo e com muita disposição para discutir os problemas da nossa cidade. Gostei muito da idéia e também cumprimento pela qualidade nos comentários que aborda na mídia impressa e na televisão. " De leve " já é um bordão consagrado por todos nós. Um abraço fraterno e muito sucesso nesse 2011.
 
youssif domingos em 12/01/2011 10:16:43
Manoel aproveite essa chance que deus está lhe dando e vá a reboque do sucesso!
fica com deus e leia o salmo112. contrate o lucimar como seu coordenador de campanha, e encomende uma pequisa ao miro, único confiavel no ms. boa sorte e fica com deus. ore pois sinto que vc corre perigo! vc combate corrupto e é veneno para ladrão. hoje o site depende de vc. a audiencia na record também!
 
roberto sinai em 12/01/2011 09:20:59
Esse é o Manuel que conheci no CTG. Sempre bem informado e atento aos lances políticos da cidade. Parabéns. Ah, venha tomar uma cervejinha comigo, 06/02. Abraço
 
Siegberto Klein em 12/01/2011 08:41:20
Parabens Manoel, continue assim, imparcial, irrepreensivel, impiedoso.
 
maximiliano nahas em 11/01/2011 08:52:35
Ex vice presidente Alencar, quem paga sua conta de hospital??
 
Sergio Correa em 10/01/2011 12:14:24
Manoel, sua coluna lança a luz lá na frente, bem na frente.Luz clara e límpida.Tão límpida quanto as águas de nossas nascentes. Venha banhar-se nelas, para ocorrer uma mescla de transparências , clarezas, luz e consciências.Obrigado por seus artigos.Venha para BONITO. Será muito bem vindo.
 
Ronaldo Ancél Alves em 10/01/2011 10:16:52
Manoel, sou leitor de amplavisão,gosto de como vc trata os nossos politicos e personagem de nosso brasil,vc e franco, diz o que pensa,isso e bom e divertido,mesmo se for vereador não deixa sua coluna,OK.Parabens,feliz ano novo.

Att.
Luiz Borges
Cassilandia-ms
 
Luiz Borges em 10/01/2011 08:49:29
Manoel, por decisão pessoal, não falo e nem comento declarações de outras pessoas, seja nesa ou em qualquer outra publicação, ou mesmo em meu próprio blog, www.joaoboscoleal.com.br , quando o asunto é a política estadual, seja a partidária ou a classista.
Entretanto não posso deixar de elogiar sua sempre brilhante visão da política nacional.
Parabéns e continue nos dando a luz necessária para enxergarmos melhor os fatos.
Um abraço
João Bosco Leal
 
João Bosco Leal em 10/01/2011 08:40:20
Sr. Manoel Afonso: vc é uma pessoa reta íntegro respeitador e respeitado, por isso
eu sou contra que o senhor entre na política partidària pois todos ou quase todos que
entra na politica se corrompem, por isso fique como està para que todos o admirem
sempre.
 
Cosmo Ferreira Rosa em 10/01/2011 08:33:25
Bom dia Manoel ! Em primeiro lugar quero dizer a vc que sou seu admirador, leio tudo que vc escreve sobre a politica Sulmatogrossense e a Politica Nacional. Gosto da Politica mas sinto nojo quando vejo o Genoino, o Palocci e outros voltando ao governo. Estava acreditando que a Dilma seria diferente mas pelo que vejo nada vai mudar e o Brasil vai continuar tendo uma péssima saude, uma péssima educação e a segurança só Deus sabe como vai ficar. Manoel um Feliz 2011 para vc e sua familia e continue nos informando através dos seus comentários ....Abração....Luiz Correia.....Selviria-MS.
 
Luiz Correia de Lima em 09/01/2011 11:51:38
graças a deus minha luta para lhes ver no podium do poder está se concretizando.
um heroi das letras. nao menti quando disse que vc manoel afonso é nosso eunuco das letras. um homem que vive pela população, fazendo de sua coluna um porta voz dos sofridos e dos maculados por politicos desonestos.
homem de bem e para o bem. ficva com deus manoel e ore todo dia, leia os salmos 23 56 78 96 45 34 que deus lhes acompanhe e quew desvie da bala que atravessa, da faca que corta, da lingua do maligno satanaz da fofoca da injustiça e da beligerencia. manoel fica com deus, ore sempre jogue agua benta em seu computador e tome banho com bastante sal grosso para tirar esse mau olhado que esta sobre vc rumo a camara de vereadores e campeonissimo de votos, acho eu que vc consegue entre 60 a 75 mil votos. fica com deus manoel
 
wendestein magalhaes araujo em 09/01/2011 04:43:48
Só peço a vc um favor se puder, não se filie a um partido qualquer!
será manoel q
 
Antonio Hermenegildo de Moraes "toquinho" em 09/01/2011 04:38:58
Como é bom ler vc Manoel Afonso, muito bem homenageado e rotulado como sendo o 'eunuco das letras' poeta raro, homem de saber ímpar. A tú Manoel nossas sinceras homenagens. Já fostes homenageado na Assembleia Legislativa? Não o que esses homens estão esperando? Sua passagem para outro plano? Por que esperar para fazer a ti a homenagem que mereces? Manoel nos represente lá na Câmara por favor! Chega de pessoas que não lutam por quem precisa. seja nosso eunuco da edilidade, sem máculas, sem ódio, sem protencionismos sexuais, sem pederastia no poder. Manoel em sua elegancia e educação vernacular seja nosso lider no parlamento, seja um edil que faça nos orgulhar de nosso voto!
 
Cândido Mariano Rondon da Fonseca em 09/01/2011 04:37:25
Querido amigo Manoel Afonso,
Desejo-lhe que em 2011 continue a brindar o povo de Mato Grosso do Sul com seus comentários políticos inteligentes e oportunos, pois conferem aos leitores a exata dimensão do jogo (vergonhoso e muito longe de ser limpo) que está sendo travado nos bastidores, cujo resultado culmina, quase sempre, com o prejuízo da nossa silenciosa população.
Abraços,
Elias Cesar Kesrouani
 
Elias Cesar Kesrouani em 08/01/2011 11:37:49
Atenção tudo é perigoso ! E preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte! A palavra de ordem, é a sua exaltação, atenção sobre o sangue sobre o chão. Manoel Afonso é a única solução! Câmara 2012 lhes aguarda. firme e forte! Manoel você é tão ou mais importante do que o próprio Site Campo Grande News que sem você não vai mais a lugar nenhum! Manoel não seria a hora de você ter um programa só seu na TV aberta? o midas da comunicação ,o nome sugestivo: O Eunuco na TV lutando por você! pense nisso! ABRAÇOS de seu amigo e admirador Dimas Braga
 
Dimas Braga em 08/01/2011 11:25:17
Daqui de Brasília, acompanho seu trabalho já há algum tempo. Você se destaca em suas notas no Amplavisão. O público desta terra precisa de um analista político com uma visão panoramica deste Estado. O que seria desse site se não fosse você?
Acho que neste novo ano, a gente sofrida de Mato Grosso do Sul precisa de um bom representante na Câmara dos Vereadores da Capital.
Um estado que tem um governador polêmico, um prefeito alegre, e um bando de vereadores sem muito preparo., acho que está chegando sua hora...
A hora de juntar forças e mudar essa política suja tão desacreditada pela população.
Com certeza você terá em Lucimar e no Miro os seus coordendores de campanha.
e LEMBRAMOS COM MUITA PROPRIEDADE QUE O DEPUTADO ESTADUAL LONDRES MACHADO, RECORDISTAS DE MANDATOS NO PAÍS, VAI COM CERTEZA LEVÁ-LO PARA O PP
 
paulo roberto figueiredo em 08/01/2011 10:34:48
Caro Manoel Afonso, ao ler a nota do Nelson Jobim convidar o José Genoino para sua assessoria, perdi o resto do respeito que tinha pelo ministro, o qual ao conhece-lo e ouvir uma palestra sua o tinha em alto conceito. Passaram os dias e o ministro fez a a meu ver a sua grande iniquidade: tirar a terra de 28 colonos de Dourados (Distrito de Panambi) e repassa-las aos indígenas (nada contra os índios, mas aquelas terras não são terras indígenas, 1. foram loteadas em 1942 pelo Gov. Getúlio Vargas aos colonos; 2. Os índios que ali moravam na verdade era um ajuntamento dos que trabalhavam na construção da estrada do Castelo, que vai hoje da penitenciária ao distrito de Vila Cruz (o empreiteiro era o Joaquim Ferreira, mais conhecido como Joaquim Português ou Joaquim das pontes), se for assim vamos sair de nossas casas e entrega-las aos índios, o Brasil era e sob esse aspecto deve ser devolvido a eles.
Agora com o convite ao Genoino, encerra-se meu apreço por Sua Excelência, é para mim apenas um gaúcho que ao invés de usar botas prefere lambe-las (sem preconceito aos gauchos, pois sou neto de avô e avó gauchos).
 
J. Matos em 08/01/2011 10:04:51
É o fim do mundo. Sujeito que é suspeito de participar de um dos maiores crimes dos últimos tempos em Campo Grande vem aqui lançar nome a vereador da cidade.
 
Pietro Colombeli em 08/01/2011 09:13:42
Lendo seus comentários, refleti no jogo político de nosso estado,,, Seria uma grande manobra política do PT, larçar Delcídio à candidato á prefeitura de Campo Grande, tendo como vice, Zeca do PT, Pedro Chaves assumiria a suplência ao Senado Federal, nas Eleições ao Governo do estado, Delcídio lançaria-se a candidato do PT á Governador e Zeca assumiria a Prefeitura de Mão Beijada, assim como a suplência do Senado, pelo Pedro Chaves,,, como é curioso o jogo político e suas articulações,,,
 
wilson bellincanta em 08/01/2011 09:03:09
Como dizia Balzac: A glória é o sol dos mortos!
você Manoel é para muitos a glória da literatura, mesmo esses estão vivíssimos!
os homens passam, os políticos, os governos, mas você e seus escritos continuam no ápice do seu prestigio, recebendo essas singelas mas sinceras homenagens, pra lá de merecidas. dessa comunidade agradecida por ter esse escriba de real valor.
talvez encontremos explicações na literatura logo com a palavra os experts.

Atrás da tela glamorosa e circunspecta
Ares dinâmicos e até irracionais
Esse imenso cidadão de sublime atenção
Um sensível poeta no meio dos chacais

Manoel é assim um homem reto
Quer na luta, no amor, nos ideais
Um eunuco dos tempos modernos
Que vive apenas, pelos seus pares sem igual

Leve mestre calorosos abraços
A nossa gratidão e nossos amores
Fique com os píncaros da glória
Destemido que és com seus valores.

Provaste que o sonho traz diademas
Transforma teus textos em sublimes poemas
Tua voz é arte para a cultura sem ardores.
Manoel Afonso um homem de inúmeros valores...

Fica com Deus Manoel Afonso
E que ele ti cubra com sagrado manto
De manhã escreve seus louvores
A noite ores curvado em qualquer canto.

Não se espante ó dileto amigo
Se em sonhos receberes o chamado
É o povo que atento clama
Manoel por ti queremos ser representados!


'Eunuco das letras' contamos com você, hoje e sempre! Pense nisso com carinho
 
Carlos Heitor Conegundes Cony de MIranda em 08/01/2011 07:59:27
Uma singela homenagem ao melhor articulista do MS, Manoel Afonso receba esse singela homenagem vinda de um humilde leitor seu, que se espelha em sua conduta ilibada, fineza, e acima de tudo honestidade ímpar. Por isso receba tudo isso e saiba que vc é exemplo vivo para a juventude que hoje desponta:



A fascinante redescoberta das palavras e das coisas, o atrevido fazer-e-desfazer realezas vernaculares, travessuras ensinadas nas colunas do site, que falam a verdade dos políticos locais, verdades que incomodam, e fazem cirandear agora no embalo de emoções sem iguais, que Manoel Afonso escreve como o ‘poeta maior’ que é, e sempre será!
A homenagem a esse poeta circunspectro, segundo os seus inúmeros leitores, intérprete das palavras, escritor consagrado, ser representante do povo na casa de leis, uma idéia que vem sendo cultivada há tempos, e ganhou total apoio dos leitores, sempre sensível às manifestações desse articulista sem comparativos.
As poesias e mensagens enviadas pelos leitores vão coroar uma iniciativa plantada pelo jornalista que vale a pena ser honesto e sincero ao seu público. É uma rara e elogiável oportunidade que os leitores fazem ao articulista, que têm seus trabalhos divulgados e massificados, e um presente à população, que pode tornar-se mais íntima desse ‘poeta maior’.



Manoel Afonso eunuco pantaneiro
Afonsinho
Me ensinas-te a ler você
Re-olhar, reviver as
grandezas desse chão
Nas colunas que nasceu
dos desvãos políticos e outros da nação
Pra brincar as palavras
No estame do som
Manelzinho , és ‘poeta’ que brota
Como o musgo em silêncio lá na redação
De árvores a sublimar citações
Existência sem medida exemplo de vida, causa admiração
Flor, lápis e papel
Computador, impressora, nem tudo está ao léu
Manoel
Manoel Afonso

Nasceu bem saudável
Vive campo grande
Viveu sem brigar
Rios das cidades
Cidades do mundo
Gosta de água fresca
É a ‘luz’ do pantanal, esse poeta sem igual
Manoel Afonso
Exagera nos ternos azuis
O ‘desimportante’ muito elegante
Futuro nobel
Manoel Afonso
Olhar de ‘menino’ que mira o destino
Bandeira branca
No azul do céu
Manoel Afonso nosso ‘eunuco’ de papel
Na edilidade, de suma importância
Esse bacharel.

Além de escritor, articulista Afonso é um brilhante causídico defensor dos pobres e oprimidos e vai lutar pelos carentes lá na câmara municipal de Campo Grande


 
Edmundo Adonhiram Barbosa Dias Canavezzi em 08/01/2011 05:52:05
Esse jogo de xadrez politico demostra como fidelidade partidaria e promessas de palanque estão cada vez mais dificeis de se concretizarem... Manoel, Feliz 2011 divulgando cada vez mais a teia politica do nosso Estado.
 
Walkiria Aimee em 08/01/2011 04:37:51
Doutor Manoel Afonso,embora que o senhor detesta evangélico,mas sua coluna é sensacional,e tenho certeza que 90% dos evangélicos saõ leitores numero um de sua coluna.
Quanto ao deputado Antonio Cruz e o PP, acho que o Deputado Cruz ainda tem bala na agulha,afinal ele ficou 20 anos em Brasilia deve ter apreendido alguma coisa e feito algumas amizades, as coisas ainda pode virar o senhor sabe disto, o Dornelas é amigo pessoal do Cruz, e o senhor dando uma olhada na turma que derrubou ele se é que derrubou,saõ quase todos irmaõs uns irmaõs deste naõ precisam de primos., naõ tem historia politica, a naõ ser de cabo eleitoral.
Lembro-me uma frase do Drº Waldomiro Gonsalves na decada de 1970,o politico mesmo deitado tem que ter cuidado,ele pode sair rolando e ficar de pé mais rapido do que pensa estra frase foi dita ao saudoso Drº Albino Coimbra,que na epoca esta no pareo para ser prefeito de campo Grand e alguém queria atrapalhar sua tragetoria, estava na linha de frente por ser viçe e ficou de fora,sendo Drº Albino o indicado.
 
Messias Neves em 08/01/2011 03:40:00
Manoel, sou de SC, leio seguidamente seus comentàrios, pois morei vàrios anos aì e gosto de acompanhar os "nuances"da politica de MS.
Parabèns pela sua coluna repleta de comentàrios variados, sempre cheios de perspicàcia e sempre antevendo o que vai acontecer.
Gosto de seu sentido crìtico, e admiro que consegues comentar sem ofender, e sem ser tendencioso.
Se tens vontade de se cadidatar, o faça, pois o MS e Campo Grande necessita de gente que tem visão, senso crìtico e inteligencia.
 
Marcos Augusto Viel em 08/01/2011 02:36:22
A fascinante redescoberta das palavras e das coisas, o atrevido fazer-e-desfazer realezas vernaculares, travessuras ensinadas há décadas nos livros de Sun Ti Zú, em o sua arte da guerra vão cirandear agora no embalo de sons e imagens desse site de milhares de acessos, que com uma composição de Arcenio Moraes Rego de Miranda, o popular 'Zulú' de Rio Verde, resolveu produzir um poema para homenagear o escritor maior dessas plagas que é Manoel Afonso, e sua Ampla Visão, fica com Deus e boa sorte nas eleições que se aproximam em 2012.


Manoel menino travesso das colunas
Fonsinho
Me ensinas-te a reler
Re-olhar, reviver as
grandezas do chão desse Pantanal e daí-me seu quinhão
Na poesia que nasceu
dos desvãos lá em Cuiabá
Pra brincar as palavras
No estame do som
Manelzinho, és articuista que brota
Como o musgo em silêncio lá na redação
De árvores a sublimar canções
Existência sem medida
Flor, lápis e papel, é tudo muito pequeno perto de ti Manel.
Rãs, ferrugem e pedras,
Manoel Afonso
Brincando no barro
Nasceu cuiabá
Vive campo grande
Hoje está em todas as bocas até em Corumbá
Rios de janeiros, Terenos, Ponta Porã
Cidades do mundo
Sorveu água fresca, bebeu pinga nova lá em Corumbá
E a luz do pantanal
Manoel Afonso
Exagera com seu terno azul
O desimportante
Futuro Nobel
Manoel Afonso
Olhar de menino
Eunuco de papel...
 
Arcenio Moraes Rego de Miranda em 08/01/2011 02:05:05
Em 2009, Manoel Afonso abraçou nossas causas importantes e nos mostrou numa leitura concisa e precisa o valor que é escrever bem e com firmeza. Em 2011, Manoel Afonso vai continuar ao nosso lado, para juntos abraçarmos seu projeto que é partir rumo a Câmara de Vereadores de Campo Grande, para cuidar de todos nos lá na vereança. esse nosso Eunuco do pantanal, como alguém já muito bem colocou, não transmite medo em nossas esposas, pois é respeitador sem igual, um homem de traços finos, ternos de excelentes e modernos cortes, com certeza da casa famozerrima camelo, lugar onde só os gentleman's se vestem com parcimonia. Manoel vc é o nosso ankito na versão moderna, cantando ancietá! ou ainda uma espécie de galã da atlandida, firme preciso e conciso, estamos com tigo, hoje e sempre, feliz 2011
 
Danilo Carlos Malversando Costa em 07/01/2011 10:56:04
A crise na imprensa brasileira fez surgir novos modelos de jornalistas, que passaram a considerar, enfim, o papel do jornalismo imponderável. Manoel afonso é isso, impodenrável mas indispensável a quem se da ao trabalho de ler literatura franca, absoluta e absorvível. Sê bem vindo papa da comunicação do pantanal, feliz ano novo e vê se nos representa lá na Câmara nas próximas eleições, estamos àvidos de cabeças intelectuais que nem a vossa! Manoel você é humano, logo imprevisível na forma de pensar e escrever! feliz 2001 e que Deus ti proteja !
 
Dacilainiê Correa Soares Braga em 07/01/2011 10:49:46
A melhor homenagem que se faz a uma divindade, se nela acreditarmos, é celebrar respeitando, amando, curtindo, cuidando A vida, a natureza, a arte é o enigma de tudo.
Manoel é daí? poderíamos aproveitar o momento para pensar no que realmente vale a pena. E o que vale a pena, não importam a biografia ou latitude, é celebrar. Para tanto, basta que estejamos em casa, no trabalho para termos o deleite e a graça de ler a coluna mais inteligente do MS. Manifesto isso, esse climax, esse gozo, que é ler sua coluna, uma verdadeira forma de prazer quase sexual, pois nela temos de tudo um pouco, vai do concavo ao convexo em poucos segundos de leitura.
meu abraçõ vindo do fundo mais fundo do mais cansado mais ainda amoroso e celebrante coração. amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito! fica com deus meu querido Manoel e vê se candidata a vereador, você só Vc é nossa salvação!
 
Francisco Vivaldino Guimarães de Sá em 07/01/2011 10:44:28
Manoel, sou seu fa, leio sempre seus comentarios e sou bem informado com sua ajuda e Genoino era uma figurinha que eu estava preucupado agora aumentou minha preucupacao, haja paciencia ( de leve).
 
celso militao em 07/01/2011 09:13:17
GENOINO - Manoel Afonso, sua coluna está ótima! Alíás, peço-lhe desculpas por estar sempre na cola, metendo o "bedelho" (bedelho - vem do latim, significa ferrolho de porta que se levantava por meio de uma ALDRAVA como era feito de forma artesanal tinha a forma de um nariz...), então, metendo o meu nariz - achei boa a informação do "paradeiro" do Genoino, tive oportunidade de conhece-lo dando aulas num cursinho pré vestibular em São Paulo, cheguei a ser fã do camarada! Daí ao meter- se no esquema do MENSALÃO foi a gota d'água...Ele, o Zé Dirceu, os dois com historia de luta pela democracia - tudo jogado no ralo e foram parar na vala comum...O Povo nas urnas deu o troco! (de leve)...
 
Prof. Jânio Batista de Macedo em 07/01/2011 02:59:23
Parece que vai pegar fogo mesmo a próxima para prefeito, imagina como deve ser uma reunião de "família" com Nelsinho, Marquinhos, Mandetta e Paulo Siufi, este o único candidato declarado.
 
Carlos Afonso em 07/01/2011 02:33:02
Manoel felicidades antes de tudo, que esse ano que por hora se inicia, seja de sucessos!
Parabéns pela coluna. Aqui de mirandópolis eu leio você direto, e acho que você não lembra mais de mim. Tô certo? Vai a dica: 'Lembra da professora Mariângela?" Sou filho dela. Ela me chamava de 'nuquinho' Lembra aí vai! Meu amigo se lance a vereador sim, vale a pena. Você como escriba se supera todo os dias, por isso continue assim, livre e leve para escrever. liga pra mim quando puder.021 67 91259296. eu acho que você escreve mais do que o Nilson pereira aí de sua terra e está sem assunto.
Eunuco Rodovalho Guimaraes Rocha
 
Eunuco Rodovalho Guimarães Rocha em 07/01/2011 02:15:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions