A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


24/12/2010 13:30

Amplavisão

Manoel Afonso

APLAUSOS ao bispo Manuel Cruz: ao recusar do Congresso a comenda D. Helder lembrou o aumento salarial de 61% dos congressistas, enquanto o sistema de saúde é vergonhoso, incompatível com os princípios cristãos.

LUIZA ERUNDINA: “...perguntem ao povo e contribuintes, sobre quem pesam os altos tributos, o que eles acham deste absurdo e inaceitável reajuste salarial dos representantes do povo...” (trecho de seu discurso no Congresso)

“...AQUELES que não querem aprovar, devem doar a diferença aos asilos de Brasília. Há muitos asilos e Apaes que precisam destes recursos. Muitos dos senhores precisam dos recursos para sobreviver...”(do discurso de Abelardo Camarinha-SP)

PENSANDO BEM: O salário dos parlamentares não quebra o país. A revolta é contra a rapidez no trato do aumento e a morosidade na apreciação de problemas crônicos, como da saúde. Sobra corporativismo, falta sensibilidade! Não é?

“ENGRAÇADO” Lula perdoa dívidas de outros países, faz concessões generosas e até empresta dinheiro ao FMI. Pera aí! Se o país está nadando na prosperidade não dá pagar melhor os médicos e equipar os hospitais sucateados?

O RACIOCÍNIO acima não é de intelectual. Qualquer um de mediana inteligência questiona essa incoerência. Infelizmente temos uma oposição que não bate na mesa, não fala como manda o manual do bom político.

GOVERNADORES tucanos, por exemplo, já tiraram o corpo fora. Disseram que não é papel deles fazer oposição ao Planalto. Estão preocupados com os recursos federais, como se isso não fosse direito de cada Estado. Cagões!

VERGONHA! Leio jornais, sites e assisto TV – mas não vejo contundência na fala da oposição. Brizolla e Jefferson Peres devem estar se revirando nos túmulos diante de tanta subserviência desta anêmica oposição que só diz amém.

PERGUNTA-SE: Os efeitos da coligação partidária termina com a eleição? O partido tem supremacia de direitos do mandato do candidato nele abrigado, mesmo contra os efeitos da coligação em que ele se elegeu?

A QUESTÃO promete, devido a interpretações divergentes dos tribunais e juristas da área. No fundo, no fundo, tudo isso é resultado da falta de uma legislação permanente, consolidada, que regulamente a delicada matéria.

A CLASSE política é o supra-sumo da incoerência. Parece não ter interesse em mudanças: quanto mais bagunçada melhor. FHC e Lula empurraram com a barriga, mas não fizeram a reforma. Dilma - deve seguir essa trilha.

ARTUZI Assisti e comentei sua entrevista na Record. Sua fala não tem consistência, não encontra amparo nas provas contra ele. Precisa sair de cena para não atrair mais a indignação de seus ex-eleitores. É melhor ficar no seu sítio.

NO EPISÓDIO de Dourados, o governador André mostrou mais uma vez competência em matéria de articulação. Pouco a pouco as pedras foram encaixadas e a candidatura de Murilo viabilizada, para sorte da população douradense.

CONCLUSÃO: era preciso resolver essa eleição. O pleito de 2012 é outra conversa, outro cenário que não se discute agora, momento delicadíssimo. Abrir mão de disputar é sinal de grandeza e coerência que pode render frutos lá na frente.

QUESTÕES: Como Lula administrará seu próprio ego? Fora do poder tentará atrair os holofotes, dividindo a atenção com Dilma. A mídia irá ouvi-lo sempre? Não deixará Dilma de saia justa com suas costumeiras observações?

OS OBSERVADORES prevendo situação esdrúxula, onde a sucessora corre o risco de ficar em segundo plano em relação ao antecessor. Se o dedo de Lula ficou visível na formação do ministério, imaginem no “andar do caminhão”.

O MINISTÉRIO da Dilma é a cara do Lula; o PT com 17 dos 37 ministérios. Indago: precisamos mesmo de tantas pastas? Um condomínio político para garantir a governabilidade e distribuir benesses aos caciques. Ou não?

EXEMPLO: Edison Lobão é jornalista, em matéria de energia só consegue trocar uma lâmpada. Mas ele representa os interesses do Sarney, que assim fica municiado para amansar seus “pupilos do Senado e do norte-nordeste”.

PÉROLAS A fala do futuro ministro da justiça, José E Cardozo, é digna de constar do folclore político. Disse por exemplo que Zé Dirceu foi injustiçado no episódio do Mensalão. Deu para antever o que vem por aí. De leve...

PREVISÕES: Se Lula inaugurou obras inacabadas, deu aumentos e liberou dinheiro em ano de eleições, Dilma deve fechar a torneira. É preciso ir devagar, não fazer dívidas e nem assumir compromissos pesados para 2011.

O BRASILEIRO é incorrigível, não aprende apesar das “porradas” que leva. Neste final de ano tem gente comprando o que não precisa, avançando o sinal, postando-se como cidadão de 1º Mundo. Depois, não adianta chorar.

ARREMATE Ufa! Conseguimos chegar vivos e saudáveis. No balanço do ano, nada a reclamar. É preciso olhar para traz! Hora de agradecer a Deus pela vida, orar e desejar Feliz Natal e bom 2011 aos leitores. Viva a vida!

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



Estimado conterrâneo Manoel Afonso, que sua espirituosidade e inteligência política ( visão sistemica dos processos políticos) redobrem em 2011, para que sua coluna continue potencializando o despertar de uma nova consciência.
Feliz ano novo !
Abraços, Call.
 
call ferraz em 31/12/2010 11:14:25
Meu prezado amigo Manoel Afonso;
Desejo somar-me as coerentes manifestações elogiosas dirigidas ao amigo e, ao mesmo tempo, engrossar os cumprimentos de um Feliz 2011, augurando-lhe paz, prosperidade e saude neste novo ano e que sua coluna continua a ser uma trincheira na defesa das mais justas aspirações da nossa população. Meu fraternal abraço.
 
Daladier Agi em 30/12/2010 10:02:17
manoel, que o DEUS todo poderoso te mantenha forte para que possamos ter sempre comentários coerentes.
feliz 2011

abraços
 
Raimundo Campêlo Guerra em 30/12/2010 03:25:10
Olá Manoel afonso, estava na sala do B. de Paula, no dia em que vc capotou seu carro, fiquei feliz por nada ter acontecido ao amigo e coléga ufa..., gostaria de diazer a vc e a quem mais interessar, que neste fim de ano estou felicissímo por ter chegado ao meu conhecimento que o nosso governador André, foi considerado um dos melhores governadores dentre todos dos estados da federação, também com éssa administração maravilhosa, não é pra menos dispensa-se comentários por ísso foi reeleito; não posso deixar de pegar uma casrona neste comentário e dizer que a administração do jovem e eficiente nelsinho trad, me encanta e encanta a todos que visitam nossa cidade, campo grande esta linda, destaca-se dentre centenas de obras realizadas pelo conceituadissímo prefeito, a orla morena etc etc, por isso que os cuiabanos ficam babando de inveja .
 
periperis rodrigues do prado em 30/12/2010 02:25:28
Meu caro, sempre gostei de seus comentários, mas acho que dessa vez você se equivocou em alguns, ou ao menos demonstrou suas convicções políticas.
Porque ninguém coloca nenhuma culpa sobre a questão dos hospitais e da saúde nos estados e nos municípios. Só chutar a canela d governo federal federal e fácil.

Fazer críticas ao governo federal sentado confortavelmente em frente ao computador também é muito cômodo. A pergunta que faço é: se estão assim tão ruim, se o governo lula foi tão desastroso, porque sua popularidade é de 87%? Sera você um daqueles que reclamam porque agora está mais defícil arrumar uma empregada? tem que pagar mais? pagar INSS e tal? e não me venha com o papo de que o povo gosta do lula porque ele dá dinheiro de graça, porque o bolsa família não chega a 87% da população.

Reflita na virada de ano e pense em ser mais justo.
 
Jose Pissin em 30/12/2010 01:27:46
Bom dia manoel, bons tempos de Cassilandia... Gosto muito do enfoque que vc da aseus comentarios , è por ai sim , sem essa imprensa , imgina o que esses politicos não fariam???, Bom final de ano, saude e mente aberta...
 
Jesse Cruciol em 29/12/2010 09:40:35
Quero que tenha um otimo 2011 que Deus te ilumine para que faca seus comentarios DE LEVE sempre com muita etica e sabedoria por isso que sou seu LEITOR fiel.
 
Eduardo Rocha em 29/12/2010 09:01:53
caro colega um feliz ano novo que 2011 realize seus sonhos,mas continue com a caneta afiada .abraço
 
Sadib de Oliveira em 28/12/2010 09:25:07
Ufa! Coseguimos chegar vivos e sudáveis!
Teve tempos em MS que chegávamos sem salários 3x atrasados e sem aumentos, sem 13º, com nome no SPC, SERASA e nas plaquinhas dos estabelecimentos comerciais. Graças ao Zeca do PT tivemos uma melhora salarial e passamos a receber em dia. Só neste gverno, para não ficar sem motivos, recebemos em dia, porém, aumentos... Aumentos? Só de perseguições!
 
Ezio Jose em 27/12/2010 10:11:55
Meu caro Manoel,

Peço ao bom Deus que continue iluminando sua inteligencia rara para que possa continuar a nos brindar com seus abalizados comerntários sobre tudo o que acontece em nosso Estado, durante o próximo ano.

Saude, paz, felicidades e progresso são os meus votos.
 
aldayr heberle em 27/12/2010 04:45:12
acho que vc nos seus comentários tem lado politico, acho isso anti- ético
 
willian da silva em 26/12/2010 11:26:59
"ARREMATE" - Gostei do UFA! Realmente conseguimos chegar vivos neste final de ano em meio a tantos acontecimentos. Concordo contigo Manoel Afonso; no BALANÇO de final do ano nada a RECLAMAR! É preciso agradecer ao bom Deus por tudo que aconteceu em nossas vidas e pedir que nos acompanhe nesse ano que se aproxima. Que 2011 seja de muito trabalho, realizações sobretudo de mais amor entre as pessoas. A voce caro Manoel Afonso, meu desejo de muita saúde e paz entre os seus. Como leitor incansável continuarei acompanhado seu trabalho, almejo que continue cada dia melhor no decorrer deste ano de 2011. Eu aqui no meio da alegria do reencontro familiar, curtindo as belezas do Rio Paraguai nas terras da bicentenária Cáceres do velho Mato Grosso, termino com a máxima do velho Latim: "TOLERANTI, UNIONEM PROSPERITAGEM..." - “Tolerância, União, Prosperidade!"
 
Prof. Jânio Batista de Macedo em 25/12/2010 09:08:34
Olha eu sou PMDB, há quase 30 anos, Mas isso que o governador faz com o partido, é pra lá de manipulação, ainda bem que só faltam 4 anos pra ele e sua turma desocuparem os cargos. Quanto ao Murilo, é o minimo que ele pode fazer, pois o humilhou por várias vezes, antes, durante e depois da campanha, o próprio Edil, não suportou por várias vezes e tentou sair, só ficou porque tinha compromissos. O Murilo e a população de Dourados, merecem uma nova oportunidade, ele por merecimento, a população por redenção, pois tava escrito que não ia dar certo, entregar a administração de uma grande cidade a um político completamente despreparado, que nunca administrou nada, é diferente de cargo legislativo, dá sempre pra consertar os erros, e a incompetência é diluída entre os pares...
 
Diogo Rodrigues em 25/12/2010 09:08:32
Bom dia Manoel,
Estou em Brasilia mas sempre acompanhando seus comentários políticos sempre coerentes e sinceros.
desejo-lhe um proficuo e abençoado 2011.
Rivalmir Fonseca
 
Rivalmir Fonseca de souza em 25/12/2010 08:30:28
VIZINHO, FELIZ NATAL E QUE DEUS LHE DE PAZ E SAUDE EM 2.011 E TBEM BOAS NOTICIAS, DE LEVE.....
 
carlos assis em 24/12/2010 06:07:05
Ótimo Natal a você e sua família, principalmente ao seu filho mais velho.

[ ]'s..
 
Fábio dos Santos Alves em 24/12/2010 02:38:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions