ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Manoel Afonso

Dilma – a soberba – saindo de cena

Manoel Afonso | 22/04/2016 10:01

FÁBIO TRAD Honrou a advocacia guaicuru na comissão da Câmara, que alterou o CPC. ‘Data vênia’, é preparado e maduro para o cargo de desembargador do TJMS. Que o critério da qualificação meritória prevaleça, sobrepondo-se ao político inclusive.

VEXAME Um dos filhos de José Carlos Bumlai sentiu na pele o estigma das ligações da família com Lula e o PT. Mesmo na mesa do jantar da diretoria da Acrissul durante a ‘Expô’, foi obrigado a ouvir um coro insistente de “fora PT... fora PT”. É o preço, cara!

A PROPÓSITO A grande imprensa antevê o clima desconfortável para Pedro Chaves, caso assuma no lugar de Delcídio: pelas doações questionáveis recebidas ao longo da campanha e pelo fato de Fernando (filho de José Carlos Bumlai) ser seu genro.

‘AMIGOS’ Os petistas lembram o apóstolo Pedro - que para não se comprometer - negou por três vezes conhecer Jesus. Eles abandonaram Bumlai, que paga caro pela associação aos crimes do PT. E ele, aguenta a cadeia fria de Curitiba até quando?

NA ASSEMBLEIA Nenhum dos 4 deputados petistas falou sobre as acusações contra Bumlai. Não leram os jornais? Também já ‘esqueceram’ de Vaccari e Zé Dirceu que eles tratavam como mártires. Eles têm optado pelo velho e cansativo discurso ‘do golpe’.

DELCÍDIO Não se sabe quem está orientando-o, mas está encurralado. Quem foi citado por ele na delação quer fritá-lo. Na lista, muitos senadores. Mas o pessoal quer antes o seu voto pelo impeachment para depois cassá-lo. É a vida como ela é...

DELÍRIO Lula (PT) quer antecipar eleições. O art. 16 da CF é claro ao dizer que a lei que alterar o processo eleitoral em vigor na data de sua publicação, não se aplica à eleição que ocorrer até um ano da data de sua publicação. Estudar é bom. Faz bem!

ENGRAÇADO No Brasil os comunistas (via PT) falam em democracia; esquecem Stalin, Fidel, o coreano Kim e Maduro. Agora falam que é golpe. Ora! Quem definiu o rito foi o STF. Os 8 dos 11 ministros seriam golpistas? Um desrespeito à inteligência.

‘EMPUTECIDOS’ Imaginavam os petistas que os 8 ministros que Lula e Dilma nomearam para o STF seriam meros fantoches de seus interesses na hora H. Mas não foi assim. Mas a maioria optou em preservar a própria honra e cumprir o que manda a lei.

A TÁTICA Com o barco afundando os petistas querem colar a imagem de Cunha à figura de Temer exatamente para desgastá-lo. Se a Câmara representa o povo, o Senado é a representatividade dos Estados. É assim que está estabelecido constitucionalmente.

CUNHA Ao contrário do que sustentaram os governistas contra o impeachment, agora não está em julgamento a honorabilidade dele. Ele que se resolva com a Lava Jato lá na frente. Esse processo trata apenas das transgressões (pedaladas) de Dilma, a soberba.

A SOBERBA Vendo Dilma lembro a figura da rainha Maria Antonieta, acreditando que tudo ia bem além dos muros do palácio e acabou guilhotinada. Encarna bem essa figura francesa, pela expressão facial e tom de voz arrogante. E não leva jeito de vítima.

PREOCUPADO Numa conversa longa com o arcebispo dom Dimas, senti: ele vivencia as preocupações dos católicos sobre a Igreja e sua posição política nas questões locais delicadas como do Cimi nas ações demarcatórias e a influência da esquerda via PT.

D. DIMAS reconhece que na América Latina – ao contrário da Europa, onde a Igreja libertou-se do braço comunista, há barreiras para consolidar esse mesmo processo. E ele não nega que nos altos escalões da Igreja o assunto é muito debatido. É torcer e rezar.

ALÍVIO Se confirmada a liminar que declarou ilegal a cobrança dos R$ 100 milhões mensais pela União, o Governo se viabilizará. Aliás, a dívida foi contraída por Wilson Barbosa Martins para pavimentar a rodovia 262, no trecho Campo Grande-Corumbá.

NA ÉPOCA o episódio rendeu debates na AL. Wilson defendia o fim do isolamento de Corumbá l; já a oposição condenava o Estado ao tomar empréstimo para a obra numa rodovia de responsabilidade do Governo Federal. Foi uma tremenda mancada. Se foi.

DAGOBERTO O pessoal que reconhece o voto de Zeca e Vander à favor do Governo, por questões óbvias, critica o pedetista, beneficiado em suas campanhas por entidades do setor rural. Agora as fontes já secaram e ele já ficou sem ambiente. É começo do fim.

BASTIDORES Especula-se de tudo às portas do Governo Temer. Moka seria Ministro da Agricultura e a deputada Antonieta assumiria o Senado, possibilitando que a suplente Adélia Razuk assumisse a vaga, desistindo assim de concorrer a prefeitura douradense.

RENATO CÂMARA Vai peitar a eleição em Dourados onde obteve 4.487 votos dos seus 36.903 votos em 2014. Articulado e abençoada pela cúpula do PMDB, tem pronto o discurso da renovação contra o tucano Geraldo Resende e outros. Muito interessante.

REJEIÇÃO estimulada na pesquisa da Vale Consultoria, entre 08/12 Abril, registro MS 09178/2016 - para prefeito da capital. Bernal 25,52%, Nelson Trad 17,29%, Dagoberto 7,64%, Alex do PT 6,47%, Rose 5,64%, Moka 4,70%, Marcos Trad 4,58%.

PROBLEMAS da Capital detectados nesta pesquisa: 47,00 saúde, remédios, médicos; 44,00% buracos e falta de manutenção das ruas; 41,00% segurança pública; 38,00% limpeza nas ruas e praças públicas. Os números atestam a insatisfação da população.

INSENSIBILIDADE Será que o doente pode esperar mais? Depois desta intervenção do Conselho Municipal de Saúde contra a realização da Caravana da Saúde na capital, a gente fica ainda mais convencido de que corporativismo é um câncer incurável. Credo!

“Antes de entregar a declaração de renda verifique se não omitiu tudo” (Millôr Fernandes)

Nos siga no Google Notícias