A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


18/11/2016 10:12

Invasores das escolas, a nova aposta do PT

Manoel Afonso

LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), quanto às medidas planejadas para 2017. Repasses aos poderes poderiam sofrer cortes, inclusive.

Veja Mais
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
Pizzas, os políticos não abrem mão delas

‘MEU PIRÃO...’ Cortar na própria carne? Nem pensar! Os poderes constituídos, com generosos repasses mensais definidos, nem querem ouvir falar a respeito desse assunto tão incômodo e atual - que eles ‘sutilmente’ fingem ignorar. Mas até quando?

PRIORIDADES A gestão pública precisa elegê-las com critérios. Exemplo: o Governo Federal disponibilizou aqui em Campo Grande estrutura para operações de mudança de sexo - enquanto um idoso com o fêmur fraturado sofre há 15 dias no corredor da Santa Casa.

NADA CONTRA quem quer mudar de sexo. Direito a ser feliz. Mas essas pessoas não estão correndo risco de vida ou sofrendo dores como essa gente que peregrina pelos hospitais em busca de um leito e tratamento digno. Mais uma herança da gestão do PT.

REFORÇO PETISTA Nas ocupações de colégios e universidades há o dedo petista. Sobre o futuro do PT, que perdeu 29 milhões de eleitores e 384 prefeituras, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) confessou botar fé na militância destes garotos invasores.

INTOCÁVEL? Lula diz que se sentiria mais a vontade num ato contra a Lava Jato. No fundo, a campanha do PT ‘Por um Brasil justo para todos e para Lula’ é desespero. Seus companheiros já estão em Curitiba e a prisão do ex-governador Sergio Cabral (PMDB) aumentou o apoio da sociedade às ações da justiça para prender corruptos.

O PRESIDENTE Michel Temer errou feio ao opinar contra a prisão do ex-presidente Lula. Confissão de medo que o Governo possa ficar desestabilizado com ações da Lava Jato contra os senadores Romero Jucá e Renan Calheiros, ambos do PMDB. Sei não...

O CARIOCA vive um drama sem precedentes. O Estado do Rio de Janeiro quebrado e sem perspectivas de recuperação a curto prazo. Um alerta a todos os governadores para que não atravessem o sinal. Quem vota errado acaba pagando um preço amargo.

DESAFIO A caminho da reeleição na presidência, o vereador João Rocha (PSDB) realizará o primeiro concurso público da Câmara de Vereadores da capital. Sofrerá pressões para continuar o sistema ‘QI’ (quem indica). E abre a caixa preta da Câmara?

QUANTO ganha um vereador da Capital? Quais as verbas de gabinete? Quantos assessores? Indagados, os vereadores desconversam. Em nome da moralidade, o presidente João Rocha precisa divulgar, pois a maioria da população não acessa o Portal da Transparência.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA Já acessou algum? Só com assessoria técnica para entender os números e códigos. Lembra o desafio do sábio francês Champollion para decifrar os hieróglifos da Pedra Rosetá no Egito em 1822 a mando do imperador francês Napoleão.

RIVOTRIL Sergio Cabral é o primeiro ex-governador a ser preso. Outros estariam na lista de delação de uma empreiteira. Mas seria o caso de se perguntar: as prisões vão obedecer a hierarquia da quadrilha; primeiro ex-governadores, depois ex-presidentes?

O GRAVADOR A cada semana mais convencido estou que o pastor Jairo Fernandes pode ter o mesmo destino do jornalista Eleandro Passaia, que gravou ‘conversas’ do ex-prefeito Ari Artuzzi, de Dourados. De colaborador, quase passou à condição de vilão.

O JOGO Ataca-se o perfil do pastor que gravou a conversa entre os deputados Paulo Corrêa (PR) e Felipe Orro (PSDB) e aposta-se no recesso parlamentar para jogar o caso na vala do esquecimento. Mas lembro da representação de 3 advogados junto ao Ministério Público Federal. E mais: Não se deve menosprezar a inteligência da opinião pública.

CONSELHO Mais juízo, menos vaidade. Para a deputada Mara Caseiro (PSDB), ex-prefeita de Eldorado (MS), os vereadores devem pensar muito bem antes de disputarem a eleição da mesa da Câmara Municipal. Os deslizes são passíveis de processos e multas.

QUE FASE! O PR em baixa. Em 2012 o seu candidato a prefeito da Capital, Edson Giroto, foi derrotado. Em 2014, o partido indicou o candidato a vice governador do PT e agora o candidato a vice prefeito do PSDB, da capital , perdendo ambas eleições. O Pior: as projeções nada otimistas.

CENA 1 Quem viu, riu! O ex-governador Anthony Garotinho (PR) saindo do estado doentio e esperneando, refugando a ambulância rumo ao Presídio de Bangu. Encenação, que ele sempre fez na vida pública. Destaque para a frase de sua filha aos prantos: “Meu pai não é bandido”.

CENA 2 A recepção dada ao ex-governador Sergio Cabral em sua chegada ao Presídio de Bangu teve a marca da irreverência carioca. Terá que se acostumar ao macarrão e carne moída de terceira. Pena, bandido com diploma de faculdade ainda tem direito a prisão especial. Só no Brasil do Cabral!

FUKUOKA A engenharia da prefeitura daquela cidade japonesa encheu os olhos do mundo pela eficiência, tapando um buraco de rua em tempo recorde. Taí uma dica ou referência para o futuro prefeito Marcos Trad (PSD) vencer o ‘desafio das ruas’ que o espera em Campo Grande.

HABILIDADE Tentar brigar com ele é perda de tempo. O prefeito eleito Marcos Trad está preparado para essa fase inicial terrível. Ao buscar o diálogo ele simplesmente está desarmando os ex-adversários e capitalizando apoio da opinião pública. E pensar que tinha gente duvidando de sua capacidade de articulação, ignorando seu DNA e experiência na vida pública. Afinal, não é um jabuti que colocaram no poste.

516 anos depois, finalmente Cabral é preso. (no Facebook)

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...
Assembleia Legislativa: quem acreditar é mulher do padre
CANDIDATURAS A ousadia de Donald Trump leva-nos a refletir sobre a construção de candidaturas de um modo geral. Aproveitou-se da falta de bons lídere...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions