A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


25/01/2013 09:33

Oxigênio na política

Manoel Afonso

Perto dos 82 anos Figueiró voltará à Brasília, mas agora como senador. O fato é uma motivação espetacular para quem tinha outras prioridades nesta altura do ‘campeonato’. Aliás, prêmio que não pediu e nem buscou.

CURRÍCULO Dois mandatos (1970/1978) na AL de MT; dois mandatos na Câmara (1978/1982). Renunciou em 12/08/89 para assumir no TCE/MS. Integrou a ARENA, PP, PDS, PMDB e finalmente o PSDB. O estilo é que não mudou.

A FORMIGA A imagem dela ficou associada ao deputado Figueiró. Marketing que deu certo. Os mais antigos se lembram dos calendários que ele distribuía no final de ano e as notícias de sua atuação no programa ‘A Voz do Brasil’.

ATUANTE Ele soube aproveitar a época dos ventos favoráveis. Era fiel ao pessoal da velha UDN e fez disso um formidável patrimônio político. Suas relações com Fragelli, Wilson, Garcia Neto, Rachid e dr. Fernando foram decisivas no sucesso.

BUSQUEI e localizei ‘sobreviventes’ no Senado da Constituinte. Restaram apenas 3: Álvaro Dias, José Agripino Maia e Edson Lobão (licenciado). Na época, Lobão assumiu a vaga na condição de suplente de José Sarney, então presidente da República.

Veja Mais
Clamor popular contra impunidade do policial matador
Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?

CONTEMPORÂNEOS de Figueiró ainda com mandato: Ibsen Pinheiro, Renan Calheiros, Gerson Camata, Paulo Paim, Miro Teixeira, Inocêncio Oliveira, Henrique E. Alves, Carlos Bezerra, Aécio Neves e Mauro Benevides entre outros.

DESAFIO O tom do mandato dele deverá ser político, pelas ideias expostas como parlamentar, dirigente e nos artigos que assinou. A reforma política será defendida, se não com a vibração de antes, mas com a experiência diferenciada.

COERÊNCIA Sua volta motiva inquietações nos bastidores. Prevalecerá sua visão, seu ‘know how’ na postura do PSDB? Só lembrando: no passado Figueiró entendia que ‘partido deve ter luz própria e que político deve ter lado’. Daí...
PREVISÕES Ouso antecipar a decepção de Figueiró ver Tiririca na tribuna já ocupada por Ulysses Guimarães. Antevejo o desconforto de conviver com deputados do calibre de um Genoino, condenado à espera do oficial de justiça. Ônus do poder.

A PROPÓSITO Eleitos para a Constituinte, muitos sucumbiram. A atriz Bete Mendes (ex-mulher do ex-deputado Antonio C. Oliveira), os apresentadores Amaral Neto e Roberto D’Ávila, o juristaTito Costa e a inquieta Sandra Cavalcanti.
ARREMATE Pela inquietude, determinação e coerência de Figueiró, o colunista faz o presente registro. Aliás, o texto assinado por Frageli - no prefácio da obra ‘Espelho do Tempo’, diz bem da postura e trajetória do futuro senador. Sucesso.

‘SAIA JUSTA’ Figura presente no passado em questões envolvendo reivindicações pela posse da terra (rural/urbana), o vereador Zeca do PT não se manifestou neste episódio onde famílias sofrem ameaça de expulsão pela prefeitura.

‘CURIOSA’ também a postura de Alex (do PT?). Como adotar uma formula convincente, conciliando a espinhosa missão de líder do prefeito com a velha bandeira petista que pregava a defesa dos fracos/oprimidos/sem terra e sem teto?

O TESTE para Bernal está posto. Suas promessas pelo ‘social’ tem aí campo fértil para a germinação. Aliás, o prefeito lembra a fábula em que o Piauí venceu a guerra contra os ‘States’ e depois não sabia o que fazer com o país derrotado.

DICA: Políticos/eleitores devem assistir ao filme “Lincoln” e entender assim o significado de seu pensamento: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe o poder”.

COSTURAS As notícias da assessoria de Delcídio demonstram o atual entrosamento do senador com João Grandão, agora no Movimento de Desenvolvimento Agrário. Parte da estratégia de premiar a ala ‘radical’ do PT local de olho em 2014.

A DISPUTA Ganha corpo nos bastidores a tese de que Zeca seria mesmo candidato ao senado na chapa de Delcídio. A opção ocorreria para motivar realmente o pessoal do vereador a mergulhar de cabeça na sucessão estadual. Tem sentido.

EM TEMPO Não há de nossa parte qualquer prevenção contra o medico Mafucci Kadri, empresário de valor na capital. Como sempre, o termo ‘brimo’ tem o condão carinhoso de enaltecer as virtudes dos árabes. Pejorativo jamais!

BOM EXEMPLO A tacada genial do presidente Mário Cesar em promover mutirões para incentivar os moradores na luta contra o mosquito da dengue deve ganhar seguidores no interior. Ganham os vereadores, ganha a população.

ASSOMASSUL A vitória de Douglas Figueiredo bastante comentada nos círculos políticos e explorada pelos opositores ao PMDB. Mais uma pimentinha no prato da sucessão de 2014. Mas é preciso decifrá-la com sabedoria e muita calma.

LULA Foge da imprensa para não falar do caso Rose. Sabe como é! Mas está aí firme e forte no contexto, articulando ao seu estilo. Vende a imagem de que no fundo, no fundo continua dando as cartas. A oposição continua em marcha lenta.

A OPOSIÇÃO brasileira é dúbia, não passa a imagem da real indignação da sociedade. No Mensalão, por exemplo, não tirou proveito que devia. O PMDB não faz a leitura futura. Contenta-se com as migalhas atuais. E pagará por isso!
“Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha” – (Kant)

Clamor popular contra impunidade do policial matador
IMPUNIDADE O conjunto de manobras para beneficiar Ricardo Hy Um Su Moon, o policial rodoviário federal assassino do empresário Adriano Correia do Nas...
Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?
DESMAMA Há quem pregue: o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), deveria imitar seu colega do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), acaba...
Algo mudou, só os políticos não percebem
NA MOSCA As centrais sindicais estão 'pê da cara' pelo risco de ficarem sem o velho dinheiro carimbado do imposto sindical. Essa CLT octogenária, ran...
Mandato massageia o ego, enche o bolso!
A CONTA Congelados os salários dos vereadores da capital em R$15.031,78. Atitude louvável neste universo de tanta sacanagem. Seria muito ou pouco o v...



Me surpreende a sua postura, que parecia um jornalista independente, a favor das invasões urbanas, gostaria de ver seu posicionamento tambem a favor das invasões pelos sem terra e indios, contra os latifundios,é mais aí é gente poderosa e de grana.
Sugiro que vc volte a ser o coilunista imparcial que sempre foi, coisa rara na nossa imprensa.
 
gete ottano da rosa em 26/01/2013 08:56:46
Vereador dando uma tacada genial ao promover mutirões contra a dengue. Só não esqueça o nobre colunista que a prevenção deveria ter começado antes do início do ano, ou seja, pela gestão anterior, e o atual prefeito pegou o bonde andando. Sei que só são publicados os comentários convenientes à qualquer empresa de jornalismo. Diante disso gostaria de saber do nobre colunista que respeito muito, por isso sou leitor assíduo de sua coluna, se não é uma coincidência estranha que passado 6 anos sem epidemia de de dengue, que agora que o partido X deixou o poder, este não tenha tomado medidas preventivas antes de deixar a prefeitura e entregá-la ao partido Y. Isto é apenas uma dúvida a ser respondida, pois para mim o mais importante é a população, pois sem ela partido nenhum existiria.
 
david trajano em 26/01/2013 02:57:30
Continua como sempre com comentários enfadonhos e sem brilho. Só sabe criticar a atual Administração que nem chegou a um mês de governo, o antigo governo só fez besteiras, praticamente 76% das obras foi com recursos federais. E agora vem pedir desculpas em relação ao tom preconceituoso com o povo árabe. Chegou a hora de parar com os comentários com fundo partidário, rasgue as vestes de PMDBista de uma vez e seja imparcial como todo bom jornalista.
 
Roberto Domingos em 25/01/2013 21:08:14
A partidarização cega, principalmente de quem faz parte da imprensa, faz com que se perca
a credibilidade. Escreve apenas para alguns doentes que só veem um lado.Esta imitando a revista veja que também é assim, onde uma minoria insignificante é cegamente influenciada por dementes da imprensa.
 
antonio pereira em 25/01/2013 21:07:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions