A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


24/07/2015 09:41

PSDB fortalecido após a ‘Lama Asfáltica’

Manoel Afonso

INFERNAL Nunca se viu uma pauta política – no recesso – tão recheada como agora. Além do inferno astral do Planalto, os desafios de Olarte, veio a ‘Lama Asfáltica’ para detonar mazelas, podendo até mudar radicalmente o nosso quadro político.

Veja Mais
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
Pizzas, os políticos não abrem mão delas

DILMA Sob risco de impeachment, pelo crime de responsabilidade do art. 85 da Carta Magna. É atribuição exclusiva da Câmara dos Deputados que promove o processo que depois é julgado pelo Senado. Ao Judiciário, cabe tão somente assistir.

IRONIA Em sua obra ‘Elementos de Direito Constitucional’, o reconhecido mestre na matéria e hoje vice presidente Temer, dedica 5 paginas ao ‘crime de responsabilidade’ lembrando: “o impeachment envolve juízo de conveniência e oportunidade”.

FOGO DUPLO Além da grande chance de ter sua prestação de contas rejeitada pelo TCU, devido as pedaladas fiscais, Dilma curte insônia também pelos respingos cada vez mais próximos do Planalto por conta da respeitável Operação Lava Jato.

LEMBRANDO Os tratadistas de Direito Constitucional ( sem rabo preso ao PT) tem manifestado de forma unânime que o caso da presidente Dilma se apresenta com maior gravidade daquele verificado no impeachment de Collor. Portanto...

É VISÍVEL o constrangimento dos petistas pelos escândalos da Lava Jato. A dupla negativa do ‘habeas corpus’ ao Zé Dirceu soa como aquela crônica a morte anunciada. E a inquietude do ex-poderoso Lula é cada vez mais latente. Quem diria hein!

OS LEITORES sabem que há muita sujeita no reinado petista. Se for aberta a ‘caixa preta’ dos empréstimos do BNDES, veremos quem foram os privilegiados de tamanha generosidade. Esse papo que ‘antes também se roubou’ não cola mais.

É PRECISO admitir o papel do PMDB, muito mais como conivente e sócio do poder, do que um simples aliado. Claro que o Eduardo Cunha está tomando posições também por interesses pessoais, mas de alguma forma ajuda a passar o país a limpo.

‘INTERESSANTE até, a convivência entre os deputados do PT e PMDB nas sessões da Assembleia Legislativa. Os primeiros - se abdicaram do tema corrupção; os últimos apenas reclamam, com moderação, de eventuais medidas do Planalto.

SAIA JUSTA Se peemedebistas e petistas partilham ‘numa boa’ os cargos federais no MS; se são sócios majoritários no Planalto, é natural esse convívio pacífico. A mesma postura se aplica ao PR através dos dois aplicados representantes na AL.

EVIDENTE: os tucanos privilegiaram a governabilidade, abrindo mão das questões nacionais polêmicas . Reinaldo faz o jogo; prestigia Jr. Mochi e ajuda os deputados com as emendas que atendem aos seus interesses paroquiais.

NO FUNDO o deputado estadual sabe: a prioridade é atender suas bases eleitorais com obras e a nomeações. Sabe: o que o eleitor pensa do cenário nacional e a manifestação se torna até desnecessária. Deve guardar essa munição para o ano da reeleição.

PERA LÁ! Como será esse Agosto na nossa Assembleia com o amadurecimento do impeachment de Dilma e o aprofundamento das investigações da ‘Lama Asfáltica’? Como será a defesa de Giroto, Amorim e da administração de André?

A POSIÇÃO da deputada Antonieta Amorim é delicada por ser irmã do empresário acusado. Foi poupada no início do escândalo ocorrido pouco antes do recesso. É certo que o pessoal do PT sairá da clausura para aproveitar o mote eleitoral.

LEMBRANDO: O deputado Zeca do PT acaba de ser absolvido no rumoroso processo da ‘farra da publicidade’. Coincidentemente ocorre na explosão do ‘Lama Asfaltica’, ensejando comparações entre a conduta de seu governo e de André. Já viu, né!

AZAMBUJA O grande ganhador decorrente dos cenários nacional e estadual. Seu ‘discurso Wilsista’ objetivo, de cunho moralista, coerente com um governo simples (arroz & feijão), mas que atende às necessidades básicas do povo.

EXPECTATIVAS Pesquisas mostram: a população já aceitou o estilo de Azambuja governar que auxiliará na atração de lideranças para o pleito de 2016. A insatisfação com a situação do país ajudará o discurso de Azambuja e companheiros.

MUNIÇÃO para 2016 está sendo estocada. Os meios de comunicação uniram o país no sentimento de indignação. A inflação e o desemprego devem corroer os efeitos do Bolsa Família, por exemplo. É claro que nos palanques tudo isso será explorado.

NA CAPITAL o quadro político passa a ser um enigma após o escândalo que também denuncia esquema de compra de votos para cassar Bernal. O ex-prefeito vai aproveitar e explorá-lo onde e como achar conveniente. Mais uma pimenta nesta salada.

A PROPÓSITO Embora realizada entre os dias 5 e 17 deste mês, vale registrar os números da pesquisa da ‘Vale Consultoria e Assessoria Ltda’, do ‘cap’ Tony Bueno, aferindo o pensamento do eleitorado da capital para a sucessão municipal.

PESQUISA para prefeito – estimulada: Marcos Trad 36%, Bernal 21%, Giroto 5%, Dagoberto 5,10%, Antonieta 4,25% e Rose 3,90%. Na espontânea André tem 15%, Nelson Trad 7,2%, Marcos Trad, 6,20%, Olarte 2,30 e Bernal 1,30.

REJEIÇÃO Bernal tem 26,80% , Olarte 26,20, Marcos Trad 7% e Giroto 6,40%. Ainda: para 38,30% o apôio de André é importante; para 16,40% vale a indicação de Azambuja. Mas é evidente, o quadro sofrerá alterações após a ‘Lama Asfáltica’.

“Só se tolera o meio político brasileiro tapando o nariz.” (jornalista Paulo Francis)

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



NA CAPITAL - Séde política e administrativa do Estado de MS - A população/eleitorado através das redes sociais, pesquisas etc..têm a grande oportunidade de divulgar novos nomes, desvinculados das lideranças políticas, que tenham serviços prestados reconhecidos, com ilibada conduta e conhecimento sobre os principais problemas que afetam a nossa urbe, assim como, o funcionamento da máquina administrativa municipal. Os cidadãos de bem devem submeter seus nomes à apreciação da população de maneira corajosa, propondo novos rumos à administração, saneando os focos de resistência a mudanças, eliminando os marajás, ajustando as despesas com pessoal, contratando empresa de auditoria para aferir a real necessidade da quantidade de funcionários etc..Dr. Odilon de Oliveira seria um bom nome. Benê.
 
benedito rodrigues da costa em 25/07/2015 10:53:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions