ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Até 17h30 contribuinte em débito pode pagar IPTU com desconto de até 50%

Ana Maria Assis | 22/12/2010 10:59
Até 17h30 de hoje, equipe preparada especialmente para o programa está de plantão na Central de Atendimento. (Foto: João Garrigó)
Até 17h30 de hoje, equipe preparada especialmente para o programa está de plantão na Central de Atendimento. (Foto: João Garrigó)

Hoje é o último dia do Programa de Pagamento de Débitos Ajuizados, que oferece descontos aos contribuintes inadimplentes de impostos municipais, incluindo o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). O programa é uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Campo Grande.

O Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Paulo Nahas, afirmou ao Campo Grande News nesta manhã que até a tarde de ontem, 45 mil inscrições de pagamentos de débitos ajuizados foram feitas, e hoje (22), a expectativa é de que mais três mil pessoas passem pela Central de Atendimento específica montada para o programa.

Além desta central, que fica localizada na Rua Arthur Jorge, n° 500, há também outro local de atendimento, na Cândido Mariano 2655, onde são realizados outros serviços além das atividades do programa. Os dados que o secretário já tem em mãos não contam com os números desta outra central, e segundo ele, as inscrições dos débitos que passaram pelos registros podem chegar a um total de 50 mil, se somadas aos atendimentos da Cândido Mariano.

Ainda hoje, até as 17h30, os inadimplentes do IPTU podem conseguir descontos de até 50% para pagar quitar a dívida, sendo que além disso, os juros de mora são 100% descontados. Uma “dor de cabeça” a menos para o contribuinte e um alívio para o Tribunal de Justiça, onde correm mais de 190 mil processos de execução fiscal.

Segundo Nahas, a meta proposta pelo Tribunal de Justiça já foi alcançada, mas a intenção da prefeitura é obter um resultado ainda maior. Para isso, a administração disponibiliza uma equipe de servidores com 35 pessoas no setor de atendimento, nove caixas, além de atendentes no saguão de entrada para prestar informações.

Secretário Paulo Nahas fala do empenho da prefeitura em incentivar a adimplência dos contribuintes. (Foto: João Garrigó)
Secretário Paulo Nahas fala do empenho da prefeitura em incentivar a adimplência dos contribuintes. (Foto: João Garrigó)

O secretário destaca que com as ações de benefícios e o programa para facilitar a quitação de dívidas, a adimplência já teve aumento significativo. “Em 2005, a adimplência em Campo Grande era de 57%, hoje é de 83%”. Ele explica que a prefeitura estuda diversas formas para manter este crescimento. “Nossa intenção é manter benefícios para os adimplentes, como 20% de desconto para quem paga a vista e os sorteios, como o do carro e do apartamento, além de 74 prêmios diversos durante o ano”, afirmou Nahas.

Ele disse, ainda, que com os benefícios e facilidades oferecidas pela prefeitura em conjunto com o aumento da adimplência, a administração municipal percebeu a real intenção do contribuinte campo-grandense. “Com o trabalho, constatamos que o cidadão de Campo Grande quer pagar os impostos, mas nem sempre as condições de pagamento se enquadram no seu orçamento, antes ele tinha a opção, por exemplo, de pagar somente em 36 vezes. Hoje oferecemos, dependendo do valor, o parcelamento de até 96 vezes”, disse ele destacando que a prefeitura pretende utilizar todas as ferramentas possíveis para alcançar uma estatística máxima de adimplência.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones 156 ou 3314-4334.

 Até 17h30 contribuinte em débito pode pagar IPTU com desconto de até 50%
Nos siga no Google Notícias