ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Aumento da procura por crédito anima comerciantes para o Natal

Anny Malagolini | 14/10/2016 14:15
Movimentação do comércio pode ser maior no fim do ano (Foto: Alcides Neto)
Movimentação do comércio pode ser maior no fim do ano (Foto: Alcides Neto)

Se no cenário nacional houve queda nas vendas do comércio durante o Dia das Crianças, em Campo Grande, os empresários do setor ficaram otimistas com o movimento no início deste mês. Apesar de não apontar números que indiquem aumento ou recuo de vendas, a busca crescente do consumidor por compras no crediário deixou os comerciantes da Capital otimistas, sobretudo para as festas de fim de ano.

É que entre os dias 1 e 12 deste mês, as consultas de CPFs de consumidores que tentaram comprar a crédito, foi 8,5% maior. Normann Kallmus, economista chefe da ACICG ( Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) destaca os motivos que favorecem este otimismo, entre eles a queda de ocorrências de negativação. “As tentativas de transações que apresentaram alguma restrição de crédito tiveram uma redução de 4,3% em relação a 2015. Todos os dados apontam para uma melhora no cenário que deverá se fazer sentir nas compras de fim de ano”, avalia.

Sobre o desempenho de vendas no Dia das Crianças, ela dá indícios que as vendas não foram tão boas como no ano passado. “A primeira consideração a fazer é que em 2015 o feriado da Divisão do Estado (dia 11) ocorreu num domingo, portanto, o período analisado de 1 a 12 de outubro teve 9 dias úteis em 2015 e somente 8 em 2016, o que se refletiu no resultado, visto que somente os Shopping Centers trabalharam normalmente nos dias 11 e 12.

Outro aspecto de considerável importância foi o feriado ainda mais prolongado, que fez com que muita gente saísse da cidade no final de semana e retornasse somente quarta-feira”, afirma.

O economista identificou também a mudança em relação aos artigos comprados. Desta vez as crianças, segundo ele, ganharam mais roupas, e não brinquedos. “O setor da confecção infantil não é o que tem mais reflete a data, mas neste ano foi registrou considerável aumento”.

Os presentes mais procurados, de acordo com o levantamento do SPC Brasil, seriam as roupas (42,8%), bonecos e bonecas (36,5%) e jogos educativos (24,8%). Em Campo Grande, o preço médio do presente não passou de R$ 121.

Vendas nacionais - As vendas à prazo na semana anterior da data, que é a segunda mais lucrativa para o varejo no segundo semestre, caíram -9,02% na comparação com 2015 em todo o país, segundo o levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Trata-se do terceiro ano consecutivo de retração. Apesar disso, a queda verificada pelo indicador foi menos intensa do que em outras datas comemorativas neste ano, como Dia das Mães (-16,40%) e Dia dos Namorados (-15,23%).

Nos siga no Google Notícias