ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Bernal repete Olarte e vai antecipar pagamento do IPTU para janeiro

Priscilla Peres | 28/10/2015 16:57
Secretário garante que percentual de reajuste será definido na próxima semana.(Foto: Marcos Ermínio)
Secretário garante que percentual de reajuste será definido na próxima semana.(Foto: Marcos Ermínio)

A crise financeira na prefeitura de Campo Grande continua e para aumentar as receitas e conseguir arcar com o 13° salários dos servidores, o prazo limite do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) será antecipado para 10 de janeiro, assim como foi feito este ano. O percentual de reajuste será definido na próxima semana.

De acordo com o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Disney de Souza Fernandes, o pagamento do IPTU será feito da mesma forma implantada pelo prefeito afastado Gilmar Olarte (PP). Dessa forma, ao invés de poder pagar o imposto até fevereiro, os contribuintes terão que arcar com mais uma despesa em janeiro.

No IPTU pago em janeiro deste ano pelo campo-grandenses, a prefeitura estipulou desconto de 20% para quem pagasse até dia 9 e dedução de 10% para pagamentos efetuados até 10 de fevereiro. Quem preferisse pagar parcelado, poderia dividir em até 10 vezes com apenas 5% de desconto.

Polêmico no ano passado, o reajuste foi de 12% após dias e dias de briga entre a prefeitura e os vereadores. A primeira informação do ano passado foi de que o aumento chegaria a 32%, mas foi bastante reprimido pelos vereadores e população.

Este ano, o secretário Disney garante que definirá o valor de reajuste na próxima semana. Caso o aumento pedido pela prefeitura seja superior a inflação, a proposta terá que ser autorizada pelos vereadores.

Receita - A medida de antecipar o pagamento do IPTU é uma forma de aumentar a arrecadação e garantir o pagamento de contas, como o 13° salário dos servidores municipais. Ontem, em coletiva, o prefeito Alcides Bernal (PP) informou que já conseguiu superávit nas contas de R$ 15 milhões para o pagamento do 13º, porém a folha de pessoal extra chega a R$ 90 milhões.

Até lá a prefeitura terá de arrecadar o montante que falta. Além do IPTU, empréstimos com bancos são cogitados pela administração municipal.

Nos siga no Google Notícias