ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Reportagens Especiais

Borracharia do Oscar resiste ao tempo para atender nas horas mais inconvenientes

Há 24 anos, borracheiro mantém-se firme na Avenida Mato Grosso como referência para um grande número de condutores. Pequenos negócios como este compõem mais de 95% das empresas do Brasil

Da Redação | 22/09/2015 14:50
O pequeno negócio que funciona há mais de 24 anos (Foto: Divulgação)
O pequeno negócio que funciona há mais de 24 anos (Foto: Divulgação)

Imagine a cena. São quase 20 horas, você volta do trabalho numa noite chuvosa, as ruas estão tomadas pela água e, de repente, uma pancada num buraco do asfalto logo dá a certeza de que se trata de muito mais do que uma roda empenada. Pneu estourado e carro sem condições de seguir viagem. É numa hora dessas que uma profissão da qual quase nunca nos lembramos torna-se a única salvação. Então vem a pergunta: onde encontro uma borracharia?

Para milhares de pessoas que um dia já passaram pela Borracharia do Oscar ao longo dos últimos 24 anos, na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande, esse fato não chega a ser uma preocupação desesperadora, embora não deixe de ser incômodo. O local é pequeno, muito simples e tem graxa por todos os lados, mas fica à disposição de quem passa por esse inconveniente todos os dias da semana até aproximadamente às 21 horas, pronto para realizar qualquer tipo de conserto e sempre com uma recepção bem humorada e aconchegante do dono, Oscar de Oliveira, 68 anos, e de seus profissionais.

Ex-caminhoneiro e pai de quatro filhos – dos quais um resolveu seguir a profissão de borracheiro, além de dois netos que trabalham com ele –, Oscar ressalta que o negócio resiste à modernização da região para continuar atendendo o imenso fluxo de motoristas e motociclistas. “Não tinha quase nada aqui quando começamos, sem trânsito e poucos comércios. A gente podia até jogar futebol na rua. Ao longo dos anos, acompanhei muitas famílias crescerem com essa região, e tudo foi se modernizando”, conta.

Oscar de Oliveira toca borracharia na Mato Grosso (Foto: Divulgação)
Oscar de Oliveira toca borracharia na Mato Grosso (Foto: Divulgação)

Além dele e dos dois netos, Oscar conta com a ajuda de mais dois profissionais que trabalham com ele há mais de 15 anos. Juntos, orgulham-se de terem formado uma vasta clientela de todas as partes da cidade e de muitos lugares do estado. “Às vezes chega alguém e pergunta: ‘E aí, seu Oscar! Está se lembrando de mim?’ As pessoas vão embora da cidade, ficam anos fora e voltam para nos visitar. Isso é de admirar, por se tratar de um serviço que as pessoas só lembram que existe na hora do sufoco”, orgulha-se.

E assim, baseado em um atendimento de extrema simplicidade, mas de igual cordialidade e bom humor, que a Borracharia segue resistindo ao tempo e firme como referência para um grande número de condutores que, não raramente, deparam-se com momentos de inconveniência. Sobretudo quando se olha a qualidade das ruas e estradas do Brasil, e o fato de que, dos 1,7 milhão de quilômetros de estradas que cortam o país, apenas 10% deles são pavimentados.

Devido à dureza do trabalho, borracharias como a do Oscar poderiam ser cada vez mais raras, principalmente em regiões centrais da cidade, tornando esse serviço escasso ou restrito aos bairros distantes. A resistência ao tempo deve-se à determinação de pessoas como Oscar de manter pequenos negócios, insistindo nas relações de amizade, e à fidelidade de clientes que, tanto por necessidade quanto por reconhecimento, seguem tomando seus serviços.

Compre do Pequeno

Pequenos negócios como o de Oscar compõem mais de 95% das empresas do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) chama a atenção da sociedade para a importância deles para a economia de cada região e para a geração de emprego e renda. Para isso, lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, estimulando a comunidade a consumir produtos e serviços de micro e pequenos empreendimentos.

Se você é um pequeno comerciante, acesse www.compredopequeno.com.br e cadastre-se gratuitamente para receber o material completo da campanha e divulgar sua marca. Participe da iniciativa e ajude a difundir a importância dessa escolha para a economia de seu bairro ou região. A data oficial do movimento é 5 de outubro, quando se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa.

Nos siga no Google Notícias