ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Caminhoneiros reclamam da alíquota do ICMS sobre diesel

Redação | 09/06/2009 17:00

Os caminhoneiros e empresas do transporte de cargas de Mato Grosso do Sul reclamam da alta alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulações de Mercadorias e Serviços) cobrada sobre o óleo diesel. Enquanto o Estado tributa o produto em 17%, outras unidades da federação só taxam em 12%.

"Só queremos a equiparação com os demais estados", afirmou o presidente da Força Sul-mato-grossense de Caminhoneiros, Francisco Rodrigues da Silva, o Chicão. Ele disse que o Governo estadual deveria se sensibilizar com a dificuldade financeira das empresas.

Chicão afirmou que vários postos de combustíveis foram fechados ao longo das rodovias de Mato Grosso do Sul devido a perda de competitividade com os demais estados. Além do combustível, a alta carga tributária acaba onerando o preço de peças e serviços no Estado. Segundo Chicão, para fazer o motor fundido de um caminhão, o caminhoneiro desembolsa até R$ 40 mil em Mato Grosso do Sul, enquanto o custo sai por R$ 25 mil em outros municípios.

Os proprietários de postos de combustíveis também defendem a redução na alíquota do ICMS de 17% para 12%. Ontem, a Petrobras anunciou redução de 15% do diesel nas refinarias, mas para o consumidor final a diminuição será de 9,6%.

Nos siga no Google Notícias