ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Contribuição sindical de 35 mil empresas de comércio e serviços vai até dia 29

Caroline Maldonado | 05/01/2016 16:32
Contribuição sindical é obrigatória (Foto: Marcos Ermínio)
Contribuição sindical é obrigatória (Foto: Marcos Ermínio)

Deve ser feita até o dia 29 de janeiro a contribuição sindical das empresas do setor terciário, ou seja, do comércio de bens e serviços de Mato Grosso do Sul. O recolhimento obrigatório abrange 35 mil empreendimentos no Estado, segundo a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul).

A contribuição é feita uma única vez ao ano e a tabela é progressiva, considerando o capital das empresas. Conforme o assessor sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo, a divisão do montante recolhido prevê 20% para Governo Federal; 5% para a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo); 15% para a federação do setor e 60% para os sindicatos.

O recolhimento é previsto pela CLT Consolidação das Leis Trabalhistas). Empresas que descumprirem o prazo podem ser multadas em 10%, além de encargo de 2% por atraso no mês subsequente e juros de 1% ao mês. A fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho a multa pode chegar a R$ 5 mil.

Conforme o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, esse montante recolhido beneficia o setor como um todo. “A contribuição se reverte ao crescimento sustentável da economia e por consequência da própria empresa, porque é aplicada em pesquisas de mercado, atendimento prestado pelos sindicatos e ações de representatividade que vão garantir a defesa dos interesses de nossos representados”, explica.

Nos siga no Google Notícias