ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Crise no campo preocupa, mas vendas de veículos vão bem

Redação | 23/04/2009 08:52

As concessionárias de Mato Grosso do Sul acompanham, com apreensão, os problemas que atingem o setor agropecuário e que podem afetar principalmente as vendas de comerciais leves (camionetes e pick ups) e de caminhões. Até o fim de março as vendas indicam, porém, que o setor não se abalou, pelo contrário, as vendas aumentaram.

O presidente do Sincovems (Sindicato das Concessionárias de Veículos de Mato Grosso do Sul), Luís Antônio de Souza Campos, afirma que as dificuldades que atingem o setor pecuário, a agricultura e o setor sucroalcooleiro podem afetar as vendas.

Porém, na contramão do País, Mato Grosso do Sul elevou as vendas de caminhões em 8,45% no acumulado do trimestre, enquanto a média nacional foi negativa para o setor: as vendas caíram 15,65%.

Quanto as vendas de veículos de passeio, Campos afirma que a perspectiva é de pelo menos manter os níveis de 2008, considerados os melhores. Para ele, a retomada do crédito favorece este cenário. Os bancos estão mais criteriosos na concessão de financiamentos, mas o dinheiro voltou a circular. O nível dos juros é outro fator que reflete diretamente nas vendas. Hoje a média fica entre 1,45% a 1,5% ao mês.

Segundo o presidente do Sincovems, com a desaceleração da produção no fim do ano passado, ainda há filas de espera por veículos novos, especialmente os carros populares. A demanda foi reaquecida a partir da isenção do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) e somando isso a outros descontos há casos em que os carros ficaram quase 10% mais baratos.

Já nos casos de motocicletas cujas vendas caíram em mais de 26% no primeiro trimestre, a retração é atribuída ao maior rigor das financeiras para concessão de crédito.

Hoje existem mais de 100 concessionárias em Mato Grosso do Sul que geram cerca de 4 mil empregos diretos.

Fenabrave

Nos siga no Google Notícias