ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Enersul deve dar direito de defesa aos clientes, recomenda o MPF

Aline dos Santos | 02/10/2012 10:59

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Enersul que dêem direito de defesa ao consumidor quando for constatada irregularidade no medidor de consumo de energia elétrica.

Atualmente, ao verificar problemas na conta de energia - valor inferior à média – e nos medidores, a Enersul emite automaticamente o Termo de Ocorrência de Irregularidade. Conforme o MPF, dessa forma, a concessionária atribui aos consumidores a responsabilidade pelos defeitos detectados e ameaça os usuários de interrupção do fornecimento de energia elétrica em caso de não pagamento da conta.

O procedimento é autorizado pela Aneel e vale para as concessionárias de energia elétrica de todo o país. Para o procurador Emerson Kalif Siqueira, o procedimento é abusivo e inconstitucional, pois impede o consumidor de exercer seu direito de defesa. “O objetivo das concessionárias é criar dificuldades aos usuários, causando-lhes todos os transtornos possíveis, com o fim de que os mesmos acabem quitando os débitos imputados sem que possam discutir ou expor fatos, argumentos, antes da decisão final”, afirma.

O MPF recomenda que, ao verificar o erro na conta e no medidor, a Enersul não poderá suspender o fornecimento de energia mesmo se o consumidor não pagar a fatura com problemas. No prazo de 15 dias, o consumidor terá a possibilidade de solicitar perícia técnica sobre o medidor.  A Aneel e Enersul têm prazo de 15 dias para responder ao pedido do Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias