ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Espera por instalação ou manutenção de ar-condicionado chega a 10 dias

Liana Feitosa | 17/10/2014 17:00
Lojistas registraram aumento de 200% na procura por manutenção e compra de ar condicionado. (Foto: Marcos Ermínio)
Lojistas registraram aumento de 200% na procura por manutenção e compra de ar condicionado. (Foto: Marcos Ermínio)

Pesquisar preços, achar o produto ideal e fechar um bom negócio não são os únicos desafios a serem vencidos pelo consumidor cansado do calor dos últimos dias. A fila de espera por técnicos especializados em instalação de aparelhos de ar condicionado em Campo Grande pode durar até 10 dias, como é o caso da loja Linear Refrigeração, onde Eraldo Hossmeister é gerente.

"Tivemos aumento de 200% na procura por manutenção e compra de ar condicionado. Nosso estoque está praticamente zerado, e isso se repete em outras lojas, sejam especializadas ou de magazine", conta Eraldo. Segundo ele, a loja já encomendou mais aparelhos para refazer o estoque e atender a demanda.

"Esse movimento é sempre esperado, todos os anos, a partir de setembro, o movimento começa a aumentar. Neste ano, de forma geral, o mercado deu uma parada, mas assim que entrou setembro a procura começou e já é maior que os anos anteriores no mesmo período", completa.

Correria - Na loja MS Refrigeração, só há vagas a partir de próxima quinta (23) ou sexta-feira (24) para quem precisa de consertos ou instalação de aparelhos. O mesmo se repete na loja de Célio Brito. "A procura este ano está muito, muito maior do que no ano passado. Estou com 20 técnicos na rua, atendendo, e mais quatro funcionários aqui. A demanda está muito grande", analisa.

A espera pelos serviços desses profissionais não se limita ao trabalho de instalação. Limpeza e manutenção também são muito requisitados, o que aumenta a fila. Pensando no mercado, literalmente, aquecido, técnicos que prestavam serviços na empresa do instalador Pedro Bento, "pediram as contas".

Técnico Pedro Bento trabalha com manutenção, instalação e limpeza de aparelhos de ar condicionado. (Foto: Marcos Ermínio)
Técnico Pedro Bento trabalha com manutenção, instalação e limpeza de aparelhos de ar condicionado. (Foto: Marcos Ermínio)

"Eles viram que a procura estava alta e foram atender por conta própria. Acabei ficando sozinho no função", diz. A demanda está tão grande que o Campo Grande News também precisou esperar.

Nas ruas, estabelecimentos de venda ou instalação de aparelhos estão lotados e os vendedores enfrentam dificuldade para realizar os atendimentos. Por telefone, muitos deram a mesma explicação: "estou com muitos clientes agora, você pode ligar depois?" Se depender da previsão do tempo, a procura por condicionadores de ar vai continuar. De acordo com o Climatempo, existe possibilidade de chuva a partir de segunda-feira (20), o que deve amenizar o clima. Mas o verão ainda nem começou.

Os profissionais autônomos que fazem o serviço de instalação e manutenção também estão com a agenda cheia. A reportagem tentou contato com dois deles e a resposta foi a mesma: estavam ocupados demais até para dar entrevista. Alguns, segundo apurou a reportagem, estão trabalhando até tarde da noite para dar conta da demanda.

Nos siga no Google Notícias