ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Estado pode perder mega fábrica para ES, alerta Delcídio

Redação | 25/11/2009 17:37

O senador Delcídio do Amaral (PT) afirmou que Mato Grosso do Sul ainda corre risco de perder a mega fábrica da Petrobras, que prevê investimento de R$ 3,4 bilhões, para o Espírito Santo. Ele fez o alerta após participar da reunião com a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Silva Forster.

"Essa decisão será tomada pela Petrobras após um criterioso estudo das condições oferecidas por Mato Grosso do Sul e o Espírito Santo, que disputam o investimento", afirmou Delcídio, que nesta quarta-feira foi ao Rio de Janeiro defender os interesses de Mato Grosso do Sul junto a diretoria da estatal.

No Estado, o empreendimento está sendo disputado por Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá. Hoje, a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), anunciou que está disposta a abrir mão da indústria para somar forças e garantir a instalação do empreendimento no Estado.

"Pelo que fui informado esse projeto tem uma sensibilidade muito grande no que se

refere a rentabilidade, ao retorno do investimento. Portanto, serão decisivos os incentivos que Mato Grosso do Sul e Espírito Santo vão propor à Petrobras", declarou o senador logo após a reunião.

Nesta quarta-feira a direção da Petrobras autorizou o início do processo licitatório para a contratação do projeto básico de instalação da fábrica. "Isso é um grande avanço e mostra que Mato Grosso do Sul tem grande chance de receber esses investimentos estimados em U$ 2,1 bilhões. Claro, vamos ter que trabalhar duro, o governo do Estado, a bancada federal, os deputados estaduais, enfim, todos nós temos que nos unir para garantir a vinda dessa fábrica de fertilizantes, até porque, com essa fábrica estaremos promovendo o desenvolvimento tecnológico do nosso estado, diversificando a nossa economia, criando riqueza e gerando empregos", disse o senador.

De acordo com Delcídio, a unidade a ser implantada pela Petrobras tem uma previsão de produzir 796 toneladas de amônia/ano e 1,1 milhão de toneladas de uréia/ano. "Essa fábrica traz grandes benefícios adicionais e, sem dúvida, irá contribuir para um despacho otimizado do gás boliviano, através da geração de energia e da fabricação de

fertilizantes", afirmou.

Nos siga no Google Notícias