ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Famasul envia alerta a produtores sobre crise na Cooagri

Redação | 12/09/2008 21:46

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) emitiu hoje um alerta aos produtores rurais sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pela Cooagri (Cooperativa Agropecuária Industrial). No comunicado, a Famasul orienta produtores a procurarem recursos judiciais para reaver seus produtos depositados na cooperativa.

A situação da Cooagri é considerada preocupante até por integrantes da administração. Em entrevista nesta tarde, o presidente da Cooperativa, Nivaldo Kruger, explicou que a crise é consequência de uma operação mal sucedida de empréstimo com o HSBC, no valor de R$ 40 milhões.

A Cooagri teria contado com o dinheiro antes da liberação, e assumido compromissos, mas o HSBC desistiu da operação.

Sem dinheiro para pagar credores, sementes e insumos estocados foram arrestados como garantia. Produtores então começaram a retirar os produtos da Cooagri, uma medida considerada preciptada pela direção.

A Cooperativa garante que já está em processo de renegociação das dívidas com o banco, e assegura que em um mês, o problema deve estar solucionado.

Conforme o sindicato rural de Dourados, são fortes os indícios de que a cooperativa possa a fechar as portas em um tempo muito curto. As últimas reservas de sementes depositadas estariam na unidade de Ponta Porã. Um "corre-corre" de agricultores em busca do que resta ainda estocado ganhou força nas últimas 48 horas.

Issau Egoma Filho, do sindicato rural de Dourados, alega que a maior preocupação no momento é em relação aos adubos e insumos, já comprados por produtores. De acordo com ele, ações ingressadas na Justiça por credores podem impedir a retirada desses produtos e prejudicar o plantio, que tem início no próximo mês.

Apesar dos rumores, o advogado Gustavo Passarelli, afirma que até hoje já ingressou com pelo menos 30 ações de produtores e todas foram atendidas, com a retirada de insumos e sementes da Cooagri.

Nos siga no Google Notícias