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Economia

Fila para embarque em voos provoca reclamação de clientes no aeroporto

Luciana Brazil | 18/09/2014 11:02
Passageiros reclama de demora em fila para check-in. (Foto: Marcos Ermínio)
Passageiros reclama de demora em fila para check-in. (Foto: Marcos Ermínio)
Revoltado, Murilo, reclamou do atendimento e do procedimento para embarque. (Foto: Marcos Ermínio)
Revoltado, Murilo, reclamou do atendimento e do procedimento para embarque. (Foto: Marcos Ermínio)

As filas na hora de fazer check-in sempre causam irritação entre passageiros de empresas aéreas. No Aeroporto Internacional de Campo Grande, um único totem da TAM destinado a usuários da empresa que estão sem bagagens e vão apenas retirar o bilhete de embarque tem provocado reclamações frequentes. Hoje (18) pela manhã, além da espera, passageiros da TAM tiveram que mudar de fila depois que o sistema do totem encerrou o atendimento, o que já é previsto 30 minutos antes do horário do voo. Quem não conseguiu fazer o procedimento teve que ir para o guichê.

Com destino a São Paulo, a secretária da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) Katia Maria Moraes Castilho, permaneceu durante 30 minutos na fila, mas não conseguiu fazer o check-in, já que o atendimento foi encerrado. Com grande fluxo de passageiros, a demora foi inevitável e ela precisou se deslocar para o guichê. “Campo Grande tem número restrito de voos e todos saem lotados. Ou seja, é um pico muito grande. Deveria ter mais totens ou o check-in poderia ser feito em todos os guichês”, sugeriu Kátia.

A empresa disponibiliza ainda um segundo totem, mas que está em manutenção desde o início da semana, segundo usuários que reclama do sistema. Mesmo com o acompanhamento de uma funcionária, a fila se estende pelo saguão.

Embarcando com a namorada para Maceió, o engenheiro civil Murilo Rogério da Costa, 29, estava revoltado com o atendimento. Segundo ele, orientado por um funcionário da empresa, o casal entrou em fila errada e 15 minutos antes do horário voo, Murilo e a namorada, a arquiteta Luciana Manosso, 26, ainda estavam despachando as bagagens. “Já enfrentamos três filas tudo porque recebemos uma informação errada”, desabafou o engenheiro.

Titular da Seintrha fica na fila do totem, mas não consegue atendimento e vai para guichê. (Foto: Marcos Ermínio)
Titular da Seintrha fica na fila do totem, mas não consegue atendimento e vai para guichê. (Foto: Marcos Ermínio)

Em visita à Capital, o assessor de licitações Jonathas Cabral, 29 anos, embarcava pela primeira vez no aeroporto de Campo Grande. Acostumado a viajar com frequência, ele lamenta o problema que enfrentou.

Mesmo tendo feito o check-in pela internet, Jonathas precisou enfrentar a fila do totem. “Fiz o check-in pela internet, mas não gerou o cartão de embarque, então tenho que entrar na fila de novo e aqui está bem demorado”, disse.

Conforme funcionário da TAM informou, no aeroporto, que a empresa disponibiliza três opções de atendimento. Uma fila, liberada uma hora antes do voo, é destinada para passageiros que estão com bagagens e ainda não fizeram o check-in, chamado de atendimento regular. A segunda opção é para usuários que já fizeram check-in, pela internet ou no totem, e precisam apenas despachar as bagagens. Ficando o totem a opção para clientes que ainda não fizeram o check-in.

Em nota ao Campo Grande News, a TAM informou que “recomenda aos clientes que façam o check-in pelo totem, mas mantém à disposição balcões de atendimento no aeroporto. Os passageiros ainda têm a opção de realizar o check-in pela internet, pelo celular e por meio do check-in automático, que acontece na confirmação da compra da passagem realizada no site da companhia”.

Em relação à quantidade de totens, a empresa esclarece que determina o número de máquinas a partir do fluxo de passageiros transportados no aeroporto.

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