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Economia

Filhos “abrem a mão” e lojas vão faturar R$ 162 milhões no Dia dos Pais

Aline dos Santos | 29/07/2013 14:30
Propagandas e promoções estimulam vendas para 11 de agosto. (Foto: Marcos Ermínio)
Propagandas e promoções estimulam vendas para 11 de agosto. (Foto: Marcos Ermínio)

Com os braços tomados por calças e camisas, Denise Guedes, 32 anos, se antecipou para garantir que o Dia dos Pais não passe sem presente. Moradora em São Gabriel do Oeste, ela, que trabalha em uma escola, veio a Campo Grande nesta segunda-feira com disposição de gastar até R$ 250 em peças de roupas para presentear Mário Antônio Inácio Monteiro, 63 anos.

Neste ano, o apetite dos sul-mato-grossenses pelas compras deve movimentar R$ 162 milhões na data em homenagem aos pais. Conforme levantamento do Instituto de Pesquisa da Fecomércio, desenvolvido em parceria com a Fundação Manoel de Barros e Universidade Anhanguera/Uniderp, o volume é 13,7% maior se comprado a 2012, quando a intenção de compras chegava a R$ 143 milhões.

Em 2013, os filhos também se revelam mais “mão aberta”. No ano passado, valor médio do presente era de R$110. Agora, a média será de R$ 126. “O que percebemos é o que o valor médio dos presentes aumentou, o que pode ser um reflexo da organização financeira dos consumidores, depois de um período de consumo mais moderado”, afirma o presidente da Fecomércio/MS, Edison Ferreira de Araújo. O índice de pessoas que vão às compras ficou em 82%.

À espera dos clientes, as lojas, no Centro de Campo Grande, espalham propagandas e promoções. “A expectativa é muito boa. A gente sempre espera um crescimento”, salienta Raquel Casarine, gerente da loja O Boticário. Ela relata que os kits, com valores entre R$ 69,99 e R$ 165, já têm boa saída.

Denise pretende gastar até R$ 250 em presentes para o pai. (Foto: Marcos Ermínio)
Denise pretende gastar até R$ 250 em presentes para o pai. (Foto: Marcos Ermínio)

O segmento conta com a boa aceitação dos presenteados. Na pesquisa, os perfumes aparecem em segundo lugar na preferência dos pais, ficando atrás somente das roupas. A lista dos desejos ainda é composta por calçados, celulares e relógios.

A pesquisa foi realizada em treze cidades: Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Entre os dias 11 e 20 de julho, foram ouvidas 2.042 pessoas.

O pagamento à vista é a preferência de quase 55% dos compradores, seguido 28% do cartão de crédito, 11% do cartão da loja e quase 2% deverão pagar utilizando cheque. A pesquisa mostra, ainda, que a data deve movimentar restaurantes, apontados por 15% dos entrevistados como local escolhido para comemoração.

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