ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Justiça suspende embargo aos dois portos do Paraná

Redação | 09/07/2010 06:09

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) informa que na última madrugada conseguiu liminar para retomar atividades dos Portos de Paranaguá e Antonina.

A decisão suspendendo o embargo determinado pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) foi proferida pelo juiz federal de Paranaguá, Marcos Josegrei da Silva.

Ele determinou que o Ibama retire imediatamente os lacres dos navios e dos equipamentos,caso contrário a própria Appa está autorizada a fazer isso e restabelecer a atividade portuária.

Na liminar, o magistrado determina que a Appa apresente em 30 dias um cronograma ajustado com o Ibama para regularização das questões levantadas. A interdição, nesta quinta-feira, ocorreu por conta de descumprimento em termos firmados entre a administração e o órgão ambiental. O Ibama fixou multa de R$ 4,8 milhões.

O superintendente da Appa, Mário Lobo Filho, dará entrevista coletiva hoje às 10 horas (horário local), em Paranaguá.

O porto de Paranaguá é o segundo maior do País e responsável pelo escoamento de 60% da safra de grãos de Mato Grosso do Sul. Neste momento a preocupação é com o escoamento da safrinha de milho, que está sendo colhida. O Estado precisa escoar 2 milhões de tonadas do grão.

Para caminhoneiros que pernoitam no porto, a expectativa é que a ação do Ibama reflita em melhoria das condições, consideradas degradantes.

Nos siga no Google Notícias