ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Mais de 800 trabalhadores do setor sucroalcooleiro do Estado serão qualificados

Paula Vitorino | 22/02/2011 16:12

Os profissionais da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) estão participando da Reunião Comitê RH, que define os detalhes finais do Plano Nacional de Qualificação do setor sucroalcooleiro no Estado, com início previsto para março deste ano.

O objetivo é qualificar trabalhadores do setor, tanto os que estão desempregados como os que correm risco de desemprego devido à mecanização da colheita da cana.

“É importante a qualificação, pois as usinas demandam pessoas qualificadas, com a mecanização da usinas esses trabalhadores estarão aptos para exercerem outras funções”, destaca Paulo Aurélio Vasconcelos, gerente executivo da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

A meta do programa é qualificar 897 trabalhadores do Estado na primeira fase, entre os municípios de: Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Maracaju. Nova Alvorada, Nova Andradina, Naviraí, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Vicentina.

Em todo o país, serão 25 mil trabalhadores qualificados em 11 Estados que serão divididos em duas etapas.

Durante a qualificação, serão ministrados 13 cursos diferentes com 20 vagas para cada modalidade. Os cursos têm duração média de 200 horas, divididos em teoria e prática, sendo 70% das vagas destinadas aos trabalhadores das usinas e 30% à comunidade.

A reunião contou com a presença da entidade executora dos cursos de qualificação social e profissional, Sociedade Educacional Afonso Linares Prado (Sealp), e um representante de cada uma das 20 usinas de 16 municípios do Estado, além da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

Programa - O projeto é do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que utiliza os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com parcerias entre Estados, municípios e entidades privadas.

Segundo dados do MTE, a região Centro-Sul concentra 79% das usinas do país e 70% dos cerca de 1,3 milhões de trabalhadores da atividade sucroenergética. A queimada que facilita o corte manual da cana está sendo eliminada.

Nos siga no Google Notícias