ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

No 1º dia, greve de bancários fecha metade das agências na região de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 30/09/2014 18:04
Em Dourados, 22 agências fecharam no primeiro dia, segundo o sindicato (Foto: Luiz Radai/Dourados Agora)
Em Dourados, 22 agências fecharam no primeiro dia, segundo o sindicato (Foto: Luiz Radai/Dourados Agora)

Das 50 agências bancárias existentes em Dourados e em 12 cidades da região, pelo menos 27 fecharam no primeiro dia da greve dos trabalhadores das instituições financeiras, segundo balanço do sindicato da categoria. O diretor de imprensa do sindicato, Joacir Rodrigues, informou que em Dourados as 22 agências estão fechadas. Apenas o serviço de compensação e os caixas eletrônicos funcionam normalmente.

Na região, a greve atinge o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal em Fátima do Sul, Banco do Brasil e Bradesco em Deodápolis e a Caixa em Nova Alvorada do Sul. Além dessas, fazem parte da base do sindicato de Dourados as cidades de Caarapó, Juti, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante e Maracaju. São 1.040 bancários nos 13 municípios.

A mobilização em Dourados começou cedo e foi intensa durante o dia. Todas as agências amanheceram com cartazes e faixas anunciando a greve e nas principais deles houve piquete de grevistas liderados pelo sindicato. Não houve registro de incidentes, segundo o sindicato. Só na cidade de Dourados são 500 bancários.
Nesta quarta-feira a mobilização continua e a intenção do sindicato é intensificar o trabalho de convencimento nas cidades da região para aumentar a adesão à greve.

Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Janes Estigarribia, a greve é consequência do “desrespeito” dos bancos à campanha salarial dos bancários. “A categoria está mobilizada por um reajuste digno e melhores condições de trabalho. Os trabalhadores estão insatisfeitos com a proposta da Fenaban [Federação Nacional dos Bancos], de 7,35%”, afirmou o sindicalista.

Os bancários reivindicam 12,5% de reajuste, piso de R$ 2.979,25 e aumento maior para os vales refeição, alimentação e auxílio-creche/babá. Também cobram o fim das dispensas sem motivo, da cobrança por metas, ampliação dos itens do projeto piloto de segurança para todo o Brasil e igualdade de oportunidades na ascensão profissional.

Nos siga no Google Notícias