ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Para quem antecipou 13°, pagar dívida vira tormento em dezembro

Jorge Almoas | 20/12/2010 16:50

Trabalhadores voltam aos bancos para comprometer abono de 2011

Atualmente, Banco do Brasil é um dos poucos que realiza a antecipação do 13° salário (Foto: João Garrigó)
Atualmente, Banco do Brasil é um dos poucos que realiza a antecipação do 13° salário (Foto: João Garrigó)

O novo ano ainda não chegou, mas há quem vá entrar em 2011 devendo. Trabalhadores buscam a opção de antecipar o 13° salário para quitar dívidas ou realizar um sonho nesse final. Mas se comprometem com uma dívida que tira o alívio do salário extra no final de 2011.

Atualmente, a opção de antecipar o 13° salário é feita, em grande parte, pelo Banco do Brasil, que detém a folha de pagamento do funcionalismo público estadual e possui exclusividade para realizar empréstimos consignados.

Na prática, a antecipação do 13° salário funciona para quitação de uma parcela da dívida contraída com o empréstimo. No último sábado, o 13° salário do funcionalismo público foi creditado. E nesta segunda-feira a procura pela antecipação já era grande.

De acordo com Maria Evangelista dos Santos, funcionária do Banco do Brasil que presta informações sobre empréstimo, 70% dos atendimentos realizados hoje foi por conta da antecipação do 13° salário.

Para o funcionário público Antonio Ferreira de Freitas, de 58 anos, a opção é para quitação alguns valores pendentes ao longo de 2010. Ele nunca realizou a operação, mas já está pensando em comprometer o 13° salário de 2011.

“Só vim me informar”, afirma Antonio. Questionado se não ficaria apertado no final de 2011, quando não teria o abono de Natal, o funcionário público dá sua receita. “Se for antecipar, já me programei para ficar tranqüilo daqui a um ano”, garante.

No caso de uma pensionista do governo do Estado, que prefere não se identificar, a situação foi mais complicada. No início deste ano ela fez a operação de crédito para quitar outras dívidas. De acordo com ela, o banco antecipou todo o valor de seu abono de Natal.

Quando recebeu o dinheiro do empréstimo, ficou tranquila. Mas na semana passada veio o prejuízo. Mesmo sabendo o valor dos juros, a servidora conta que só sentiu agora o quanto usar esse crédito pode ser uma armadilha.

Ela teve o valor integral liberado e a dívida consumiu além do 13°. “Você acaba pagando caro por um benefício que deveria ser apenas um dinheiro extra de fim de ano”, diz a mulher, que diz ser necessário avaliar antes de contrair a dívida.

A funcionária pública Celestina Cardoso antecipou seu 13° salário de 2010 e já voltou ao banco para realizar a operação com o crédito extra do próximo ano. “A gente ganha pouco, precisa arrumar um jeito de realizar o sonho”, conta a mulher, que disse usar o dinheiro do empréstimo para reformar a casa.

Nos siga no Google Notícias