ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Paraguai anuncia bloqueio em área contaminada por aftosa

Edmir Conceição | 19/09/2011 11:57
Agentes sanitários do Paraguai anunciam bloqueio na área onde foi descoberto foco de febre aftosa. (foto: ABC Color)
Agentes sanitários do Paraguai anunciam bloqueio na área onde foi descoberto foco de febre aftosa. (foto: ABC Color)

Hoje de manhã o presidente interino do Senacsa, Carlos Simón Van Humbeeck, foi informado pelo presidente Fernando Lugo da decretação de estado de emergência distrital e informou a OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal), que rebaixou o status sanitário do Paraguai.

De acordo com o Senacsa, não há riscos à saúde pública, apenas clínicos veterinários e prejuízos econômicos. Funcionários do Senacsa estão sendo colocados à disposição para análises e controle da carne consumida pela população. Já estão operando oito postos de controle sanitário para impedir a movimentação de animais na zona afetada.

Mas há denúncias de que não há vigilância sanitária nenhuma em no matadouro municipal de San Pedro del Ycuámandyyú. O chefe do Senacsa local, Victorino Giménez, disse que esse é um problema do intendente (prefeito) municipal.

A propriedade onde foi detectado a febre aftosa é administrada pelo presidente da Associação Rural do Paraguai Regional San Pedro, Silfrido Baumgarten. Na área não sai e nem entra animal.

Nos siga no Google Notícias