ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Pesquisa revela que areia de MS tem qualidade para uso em indústrias

Priscilla Peres | 06/11/2014 10:56
Estudo aponta que produto é indicado para a fabricação de vidro, argamassa, pisos cerâmicos e esmaltados. (Foto: Fiems)
Estudo aponta que produto é indicado para a fabricação de vidro, argamassa, pisos cerâmicos e esmaltados. (Foto: Fiems)

Uma pesquisa feita pelo LabSenai Cerâmica, do Senai de Rio Verde - distante 207 km de Campo Grande, analisou a qualidade da areia quartzo encontrada em municípios da região norte do Estado e descobriu que há um grande potencial industrial no local, já que a areia pode ser usada na fabricação de vários produtos.

Ficou constatado que a areia dos municípios Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Rio Negro, Rio Verde e Corguinho pode ser usada na fabricação de vidros, argamassa para a construção civil, moldes para fundição de metais, pisos cerâmicos e esmaltados.

Para o gerente do Senai de Rio Verde, Valter Costa, o resultado é bastante positivo para a região que poderá ampliar sua produção industrial. “Com o resultado, foi possível avaliar que a região possui um grande potencial para a implantação desses produtos, principalmente, nas cidades de Coxim e Rio Verde, que apresentaram melhor qualidade na areia”, disse.

Iniciado em agosto de 2012 e finalizado em outubro deste ano, o estudo foi realizado com recursos do CNPq e desenvolvido em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com o nome de Projeto de Desenvolvimento de Tecnologia de Processamento e Uso Sustentável de Areias Industriais em Mato Grosso do Sul.

O coordenador da pesquisa, professor Antônio Pedro Novaes de Oliveira, acredita que o resultado pode servir como base para um plano de negócios que vai contribuir para a atração de novas indústrias. “É necessários adotar políticas para atrair investimentos e empresas para a região”, comentou.

Banco de dados - O estudo é o primeiro passo para a criação de um banco de dados para fortalecer o desenvolvimento da região, contribuindo para atrair indústrias interessadas em explorar a areia nativa do Estado.

O banco de dados ficará à disposição das indústrias de todo o país, servindo para indicar os usos apropriados para as propriedades apresentadas e, assim, evitar desperdícios com a utilização da matéria prima com alta qualidade para fins de baixo valor agregado. Hoje, a areia encontrada na região norte do Estado é utilizada apenas pela construção civil como mistura para o cimento e.

Nos siga no Google Notícias