ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Petrobras reduz preço da gasolina, que pode cair 9 centavos nos postos

Nyelder Rodrigues | 25/05/2017 21:51
Petrobras anunciou redução nas refinarias, mas queda do preço nos postos não é garantida (Foto: Arquivo)
Petrobras anunciou redução nas refinarias, mas queda do preço nos postos não é garantida (Foto: Arquivo)

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (25) a redução em 5,4% do preço da gasolina e de 3,5% do diesel na refinarias, após avaliação mensal feita pelo GEMP (Grupo Executivo de Mercado e Preços). A decisão pode ter reflexo no preços dos combustíveis nos postos, onde chega ao consumidor final.

Se a redução for repassada integralmente por distribuidores e revendedores, sem alterações em outros quesitos que compõem o valor final dos combustíveis, o preço médio do litro da gasolina pode cair até R$ 0,09 (2,4%) nas bombas, enquanto que o do diesel pode chegar a uma queda de R$ 0,07 (2,2%).

Essa redução não é garantida que chegue aos postos, já que a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, e as revisões feitas para as refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.

Influências - Conforme a empresa, o aumento significativo nas importações no último mês, contribuiu, predominantemente, para a redução, porque obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno.

A empresa acrescentou que a importação de gasolina por terceiros para o mercado interno passou de 240 mil metros cúbicos (m3), em fevereiro, para 419 mil, em abril, e a previsão é que se mantenha em torno deste nível em maio.

Já com relação ao diesel, a importação subiu de 564 mil m3, em fevereiro, para 811 mil, em abril. A expectativa é superar 1 milhão de metros cúbicos em maio. O GEMP avaliou ainda os fatores relacionados ao preço dos derivados no mercado internacional e a oscilação da moeda nacional.

Nos siga no Google Notícias