ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

População corre para consultar saldo do FGTS, mas saque só em fevereiro

Priscilla Peres e Renata Volpe | 26/12/2016 09:50
Clientes foram as agências nesta manhã buscar informações.(Foto: Marcus Moura)
Clientes foram as agências nesta manhã buscar informações.(Foto: Marcus Moura)

A chance de obter dinheiro extra tem levado dezenas de pessoas às agências da Caixa Econômica Federal. Desde que o presidente Michel Temer (PMDB) anunciou que a população poderá sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), são várias as dúvidas.

Nesta última segunda-feira do ano, várias pessoas foram até o Centro em busca de informações. Nas agências, todas são orientadas a fazer o Cartão Cidadão, consultar o saldo pelo aplicativo e aguardar até fevereiro, quando o saque deve ser liberado.

Joelson Lopes de Oliveira, 43, está desempregado e procurou uma agência da Caixa nesta manhã para tentar conferir seu saldo. Ele confessa que achou que a notícia era mentira e foi até lá para tentar confirmar. Ele estima que tenha R$ 3 mil em contas inativas e pretende usar esse dinheiro para pagar contas.

A estudante Tatiana Moura, 26, também foi atrás de informações e como não tem, foi orientada a fazer o Cartão Cidadão para poder consultar seu saldo. Ele nem imagina quando tem de FGTS, mas quer o dinheiro para compras pessoais.

O vendedor Vagner Santos Brito, 38, descobriu nesta manhã na Caixa, que o saque só vai estar disponível em fevereiro, e enquanto isso vai fazer o cartão cidadão para poder conferir seu saldo.

Regras - O governo liberou o saque total de contas inativas, desde 31 de dezembro de 2015. E tem direito ao recurso todos aqueles que já trabalharam com carteira assinada, sendo que para cada emprego há uma conta de FGTS.

Não é possível sacar o dinheiro de empregos atuais e a consulta do saldo pode ser feita informando o número do PIS e a senha, no site da Caixa. A senha pode ser cadastrada na hora, e também é possível saber pelo aplicativo para celular da Caixa.

O aplicativo do banco já é um dos mais baixados na Play Store de celulares androides. Em fevereiro, o governo vai divulgar a data em que o saque estará disponível.

Nos siga no Google Notícias