ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Receita anuncia CPF emitido na hora em quatro meses

Redação | 17/03/2009 18:07

A Receita Federal anunciou hoje que a emissão do CPF passará a ser em tempo real, no ato do cadastro nos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, dentro de quatro meses.

Isso vai eliminar a espera de, em média, 15 dias para a chegada do documento, conforme noticiou a Agência Brasil.

O Webservice da Receita Federal também irá permitir a atualização dos dados pela internet. Com o serviço, o contribuinte que mudar de endereço ou de sobrenome, por exemplo, poderá alterar os dados de sua própria casa sem ir aos postos da Receita.

A taxa para emissão do CPF é de R$ 5,50, incluindo os custos de impressão, atendimento e postagem.

De acordo com o diretor-adjunto da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, pelo novo sistema, a emissão do CPF passará a ser mais barata. Entretanto, os novos valores ainda estão sendo negociados com o Banco do Brasil e a Caixa.

Com o novo sistema da Receita, o contribuinte poderá pesquisar, no computador, se possui pendências com o Fisco, sem a necessidade de certificado digital. Com isso, haverá redução de 15% no movimento nos postos da Receita, uma queda de 270 mil atendimentos presenciais por mês.

A medida também vale para débitos inscritos na dívida ativa, mas não na Previdência Social.

Para utilizar o novo sistema, os contribuintes devem criar, na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), um código de acesso de 12 dígitos. O código é gerado após informar o número do CPF, data de nascimento e número dos recibos das declarações do Imposto de Renda de 2007 e 2008.

Após a criação da senha, será possível verificar as pendências e imprimir o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para o pagamento das cobranças.

O benefício, no entanto, não vale para 150 mil grandes empresas que pagam imposto pelo lucro real e 66 mil pessoas jurídicas que apresentam todo mês a DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais). Estes contribuintes continuarão a apresentar o certificado digital para ter acesso às pendências.

Nos siga no Google Notícias