ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Receita retém declarações de um milhão de contribuintes

Redação | 23/12/2009 16:34

Neste ano um milhão de contribuintes brasileiros estão com as declarações retidas e terão de prestar mais informações à Receita Federal, volume três vezes maior que o de 2008, conforme reportagem da Folha de São Paulo.

No ano passado, mais de 900 mil declarações apresentaram irregularidades, mas a maioria foi retificada pelos contribuintes, restando 361 mil na malha fina.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar o site www.receita.fazenda.gov.br ou o Receitafone 146.

Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita, Marcos Vinicius Neder, o principal motivo de o contribuinte cair na malha fina ou ter sua declaração indeferida é a omissão de receitas, seguido de divergências entre o declarado pela fonte de receita e pelo contribuinte e, em terceiro lugar, despesas médicas não comprovadas.

Só as despesas médicas correspondem a 12% do total dos contribuintes que tiveram problemas com suas declarações. Por conta disso, a Receita publicou hoje norma instituindo a Declaração de Serviços Médicos, que será entregue por profissionais de saúde e trará o CPF e o valor recebido de cada paciente atendido por profissionais como médicos, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas.

De acordo com reportagem da Folha, a intenção da Receita é cruzar esses dados com os declarados pelo contribuinte pessoa física no Imposto de Renda, e evitar a declaração de despesas médicas falsas.

Nos siga no Google Notícias