ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Regulamentação bancária entrou em vigor hoje no Brasil

Redação | 02/01/2009 18:57

Hoje entrou em vigor a autorregulamentação bancária, com a adesão de 15 instituições financeiras. Disciplinar práticas comuns ao setor e melhorar a relação com os clientes é o objetivo da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Mesmo com o conjunto de regras, os bancos continuarão a ser fiscalizados pelos órgãos de regulação. As regras seguem a legislação vigente e o Código de Defesa do Consumidor e abordam temas como atendimento ao consumidor, publicidade, contratação de produtos, abertura e encerramento de contas, movimentação de valores, sigilo e procedimento de cobrança.

Conforme informações do portal O Estadão, instituições financeiras já adotaram algumas normas, como o atendimento preferencial a clientes com 60 anos ou mais, gestantes, consumidores com crianças de colo e pessoas com dificuldade de locomoção.

A autorregulamentação também prevê que a publicidade para a oferta de produtos não deverá induzir o cliente ao erro e o material publicitário só poderá ter termos técnicos, siglas e abreviaturas quando estritamente necessário. Caso a norma seja descumprida, o caso será conduzido à um comitê disciplinar e, no limite, a instituição poderá ser descredenciada.

Os bancos que já aderiram à autorregulamentação são: Banco do Brasil, Banco Toyota, Banco Votorantim, BanPará, Bradesco, BicBanco, Caixa Econômica Federal, Citi, Grupo Santander, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Safra, Sincred/Bancoop e Unibanco.

A partir de hoje também entram as novas regras para a conta-salário. Com elas, todos os trabalhadores da iniciativa privada podem optar por ter o salário transferido integralmente no mesmo dia do pagamento e sem custos para uma instituição financeira de sua escolha. Para isso, é preciso formalizar um pedido junto ao banco contratado pela empresa pagadora.

Nos siga no Google Notícias